Médicos de hospital americano visitam Pequeno Príncipe - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Médicos de hospital americano visitam Pequeno Príncipe

Nova parceria com o Children’s Hospital of Pittsburgh promove o intercâmbio de conhecimento médico e o apoio técnico e de gestão
23/07/2014

Nos dias 21 e 22 de julho, o Hospital Pequeno Príncipe recebeu a visita da equipe de telemedicina do Children’s Hospital of Pittsburgh. O vice-diretor da instituição, Harun Rashid, junto com os médicos Ricardo Muñoz, Rakesh K. Sindhi e Rajesh Aneja conheceram as UTIs Pediátrica, Cirúrgica e Cardíaca; os serviços de Hemodinâmica, Ecocardiograma, Transplante Renal e Hepático; e cirurgia cardíaca.

Além das visitas em diferentes setores do hospital, membros da equipe médica do Pequeno Príncipe realizaram apresentações sobre a instituição para os médicos estrangeiros. A visita faz parte de um programa de parceria entre os dois hospitais que permitirá um intercâmbio de conhecimento científico e apoio técnico. Um dos motivos da visita ao Hospital Pequeno Príncipe foi para estudar a possibilidade de implementar a telemedicina como parte da parceria entre as duas instituições.

A telemedicina é uma forma de assistência médica realizada à distância possibilitada pelo uso de câmeras que permite que profissionais realizem consultas médicas em locais remotos. O Children’s Hospital of Pittsburgh já utiliza esta tecnologia em hospitais parceiros  na Colômbia, Itália e México. Através de sessões diárias que têm a duração de uma hora, os médicos em Pittsburgh providenciam atendimento pediátrico utilizando videoconferências em tempo real. Os médicos afirmaram terem obtido melhorias muito significativas na performance médica nos hospitais colombianos após a utilização da telemedicina.

O Pequeno Príncipe, que vai começar a implementar o serviço de telemedicina no final do ano, vai ser o primeiro hospital brasileiro a utilizar esta tecnologia.

Após a visita o médico intensivista Dr. Rafael Muñoz disse estar muito motivado para acrescentar o Pequeno Príncipe na rede de telemedicina do hospital de Pittsburgh. Sobre a visita, o vice-presidente do Children’s Hospital of Pittsburgh, Dr. Harun Rashid conta que ficou impressionado com o Hospital Pequeno Príncipe e com a quantidade de pacientes atendidos diariamente. “Gostei muito de conhecer o Hospital, fomos muito bem recebidos e estamos felizes com essa nova parceria com o nosso hospital em Pittsburgh”, disse.

“Estar ancorado com uma referência como o Children’s Hospital of Pittsburgh, que está entre os cinco melhores hospitais do planeta em procedimentos cirúrgicos cardíacos, vai ser fundamental para o Pequeno Príncipe. No quesito da qualidade de serviços médicos oferecidos, queremos fazer parte da primeira divisão do mundo e oferecer o melhor possível para as nossas crianças. Temos certeza que com essa aproximação poderemos melhorar muito”, destaca o diretor-corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro Carneiro.

+ Notícias

23/12/2025

Hospital integra a Exposição – O Pequeno Príncipe – 80 Anos

Mostra imersiva inaugurada no MIS Experience, em São Paulo, celebra os 80 anos da obra considerada uma das mais lidas do mundo
23/12/2025

2025 no Pequeno Príncipe: dos tamborins às linhas de cuidado

Os marcos, avanços e histórias que mostram como esse ampliou o impacto dentro e fora do Hospital
16/12/2025

Como tratar uma queimadura de água-viva em crianças?

A menor superfície corporal dos pequenos intensifica os efeitos das toxinas liberadas pelos tentáculos do animal
15/12/2025

Crianças do CRPP plantam futuro no Parque Náutico de Curitiba

Iniciativa do Complexo Pequeno Príncipe para fortalecer a biodiversidade e avançar na compensação de emissões de GEEs foi cheia de simbolismo e marcada por descobertas
10/12/2025

Faculdades Pequeno Príncipe celebra 22 anos de excelência na educação e saúde

Unidade educacional do Complexo Pequeno Príncipe já formou mais de dois mil profissionais da área da saúde
08/12/2025

O que fazer em caso de picada de aranha em crianças?

O público infantil é mais vulnerável ao veneno, por isso a atenção aos sintomas deve ser redobrada
Ver mais