Acompanhe também as redes sociais do Hospital Pequeno Príncipe (Facebook, Instagram, LinkedIn, X, YouTube e TikTok) e fique por dentro de informações de qualidade!
Lendas do Barcelona visitam o Hospital Pequeno Príncipe
Feriados são dias um pouco mais tranquilos no Hospital Pequeno Príncipe. Os ambulatórios, onde são realizadas as consultas eletivas de diversas especialidades em pediatria, não funcionam, por exemplo, e isso faz com que o fluxo de pessoas que circulam na instituição seja menor. Mas a tarde desta sexta-feira, dia 15 de novembro, feriado nacional em alusão à Proclamação da República, foi diferente. Uma movimentação especial tomou conta dos corredores e espaços do Hospital, atraindo olhares curiosos e deixando sorrisos estampados nos rostos de pacientes, seus familiares e profissionais de saúde: a visita de craques do futebol, as lendas do Barcelona.
Os jogadores do Barça Legends – que estão em Curitiba para o Jogo Pelé Pequeno Príncipe Legends – interagiram com os pacientes e seus responsáveis em diferentes locais do Hospital. A visita contou com a presença de Adriano Correia, Francesco Coco, Frédéric Déhu, Javier Saviola, Jesús Angoy, Jofre Mateu, Jonathan Soriano, Marc Valiente, Nolito, Rivaldo, Roberto Trashorras, Samuel Okunowo, Serji Barjuán e Xavi Guzmán. Além dos craques, também foi acompanhada pela filha do eterno rei Pelé, Flávia Kurtz Arantes do Nascimento, que integra o Conselho de Administração da associação mantenedora do Pequeno Príncipe, e por representantes do Barça Legends e da Barça Foundation.
Emoção na visita das lendas do Barcelona
As lendas do Barcelona acompanharam uma oficina de pintura em gesso realizada com pacientes na Praça do Bibinha e visitaram espaços como a sala do Programa Família Participante, a UTI da Cardiologia, o Setor de Hemodiálise e a Biblioteca O Pequeno Príncipe.
Foi um dia que entrou para a história não somente do Hospital, mas principalmente dos pacientes. “Eu gosto muito de futebol e achei essa visita muito legal. Eu nunca vou esquecer”, afirmou Rogério Ramos Mathias Filho, de 7 anos. “Meu coração se encheu de alegria, pois tudo o que você perguntar sobre futebol, meu filho sabe. Ele está bem feliz e eu adorei. Que bom que ele teve essa oportunidade”, disse a mãe de Rogério, Silvana Guerreiro Kuzer Ramos Mathias.
“Eu amei a visita”, falou Ana Laura Cavaler Correia, de 8 anos, que participou da oficina de pintura em gesso e é paciente do Centro de Referência em Doenças Raras, assim como Rogério. “A minha filha é louca por futebol. Eu acho que ter essa oportunidade é uma coisa única e rara, igualzinha a ela. Eu achei a visita bem bacana. A Ana Laura estava muito ansiosa para conhecer os jogadores, pois nunca viu um jogador famoso tão de pertinho. Ela está bem feliz”, completou a mãe da paciente, Michely de Cesaro Cavaler.
Coletiva com os jogadores
Após a visita, os jogadores do Barça Legends Adriano Correia, Javier Saviola e Sergi Barjuán conversaram com jornalistas. E deixaram evidente que a alegria pela visita não ficou restrita somente aos pacientes e seus responsáveis. “Para mim, é uma felicidade muito grande poder fazer parte não somente desse projeto, mas de poder trazer um pouco de alegria para essas crianças hoje. É muito gratificante”, declarou o curitibano Adriano, que fará a estreia no Barça Legends no jogo deste domingo.
Já Saviola ressaltou a expectativa de um belo espetáculo em campo na Ligga Arena. “É um prazer poder estar aqui compartilhando esse momento no Hospital com os meus companheiros. Todos nós temos muito respeito uns pelos outros e estamos com muita vontade de jogar. Estamos felizes por fazer parte deste jogo, nos divertir. Mas o mais importante é que é tudo pela causa do Pequeno Príncipe. Que seja um bom jogo no domingo e que as pessoas gostem. Nós tentaremos dar um bom show”, pontuou.
“Hoje, vimos crianças se recuperando aqui. Nós não somos os atores principais. Os enfermeiros e médicos que ajudam as crianças é que são. Como clube, vamos tentar arrecadar o máximo possível para que o Pequeno Príncipe continue crescendo e fazendo o seu trabalho. Estamos muito orgulhosos por isso”, acrescentou Sergi Barjuán, que será o capitão do Barça Legends no amistoso.
O diretor-corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro, frisou a importância do legado de Pelé e do jogo com o Barça Legends. “Ter o legado social de Pelé é algo muito importante para o Pequeno Príncipe. Pelé trouxe inúmeras alegrias para o Brasil, e procuramos honrar o pedido que ele fez ao marcar o seu milésimo gol: para permanentemente lembrarmos das crianças. Essa lembrança de Pelé é o que nos energiza e faz com que a gente vá atrás de contatos pelo mundo e consiga trazer todos vocês hoje aqui. Somos profundamente gratos, pois esse jogo vai nos proporcionar visibilidade e notoriedade para aquilo que fazemos no Pequeno Príncipe”, salientou.
“Eu sou colaboradora do Hospital há mais de 15 anos e tenho representado o meu pai nesse tempo todo. Mais do que tudo, abraçar esse evento é abraçar as crianças. Então, só tenho a agradecer a quem vai fazer o show no domingo e que está abraçando esse nosso evento em prol dos meninos e meninas, bem como firmando o legado do meu pai. Legado esse que se entrelaça com o que o Pequeno Príncipe tem de mais bonito: o amor e a esperança. Será uma festa linda”, concluiu Flávia, filha de Pelé.
Sobre o Jogo Pelé Pequeno Príncipe Legends
O jogo amistoso entre Barça Legends e Pelé Pequeno Príncipe Legends será realizado no dia 17 de novembro, às 19h30, na Ligga Arena, estádio do Club Athletico Paranaense, em Curitiba. O evento, que marcará o Dia do Rei Pelé no Brasil, é uma forma de honrar o legado do maior jogador de futebol de todos os tempos, que emprestou seu nome e prestígio ao Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe. Os ingressos estão disponíveis para venda exclusivamente pelo site oficial do Athletico. E toda a renda obtida será revertida para as atividades de assistência e pesquisa do Complexo Pequeno Príncipe.
O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Parcerias e Meios de Implementação (ODS 17).