Acompanhe também as redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade!
Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, YouTube e TikTok.
Iniciam as obras do Ambulatório de Oncologia, Hematologia e TMO
Em abril, iniciaram as obras de reconstrução do Ambulatório de Oncologia, Hematologia e Transplante de Medula Óssea (TMO) do Hospital Pequeno Príncipe. O espaço foi destruído por um incêndio ocorrido em outubro de 2023, tornando esse um dos fatos mais desafiadores da história recente da instituição. A área afetada pelo fogo era coberta por seguro, porém a auditoria realizada pela seguradora ainda não foi concluída. Por isso, começaram as obras com os recursos captados junto à sociedade – da meta de R$ 5 milhões, R$ 3 milhões foram alcançados.
“Recebemos um apoio muito significativo para iniciar as obras, enquanto aguardamos as definições com a seguradora. Com o apoio de empresas e pessoas comprometidas com o direito à vida de todos os meninos e meninas, vamos reerguer esse espaço, que simboliza esperança para tantas crianças, adolescentes e famílias que lutam contra o câncer infantil”, declara a diretora-executiva do Hospital, Ety Cristina Forte Carneiro.
A previsão é de que os trabalhos se estendam por quatro meses. Com os recursos, serão refeitas as áreas destruídas, adquiridos mobiliários e equipamentos, e instalados novos sistemas que tornem o ambiente funcional. Dentre os espaços que serão reconstruídos, estão: recepção, área administrativa, secretaria, consultórios, salas de quimioterapia e observação, preparo de infusões e depósito de limpeza.
Compromisso
Mesmo diante da gravidade da ocorrência, nenhum tratamento ou atividade foi interrompido. Os pacientes que tinham prescrição de quimioterapia ou consultas no dia do incêndio foram levados a outros ambientes do Hospital para continuar seu tratamento.
Enquanto isso, as equipes de hotelaria e manutenção rapidamente adaptaram as salas do Setor de Educação e Cultura – que, já no dia seguinte ao sinistro, passaram a acomodar provisoriamente o Ambulatório de Oncologia, Hematologia e TMO.
Já as atividades de educação e cultura foram mantidas em sua integralidade e continuaram a ser realizadas em outros ambientes, como biblioteca, quartos e ambulatórios.
Reconhecimento dos profissionais
A explosão, seguida de incêndio, ocorreu por volta das 7h30 do dia 31 de outubro de 2023. E, em menos de dez minutos, a Brigada de Emergência do Hospital agiu de forma muito rápida e eficiente, evitando que o fogo se alastrasse para outras áreas. Muitos colaboradores, de diversos setores, fizeram a diferença nesse dia. Suas ações rápidas e decisivas foram cruciais para proteger vidas e preservar o patrimônio da instituição.
“Expressamos nossa gratidão a cada colaborador que fez o seu melhor, independentemente do setor em que atua, ou de ter se envolvido direta ou indiretamente para apagar o incêndio. Mantivemos o atendimento e, mesmo diante da incerteza e da consternação, trabalhamos ainda mais para garantir o atendimento dos nossos pacientes. O início das obras é a prova de que juntos desempenhamos um atendimento de excelência, amor e cuidado”, finaliza a diretora-executiva.
O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Saúde e Bem-Estar (ODS 3) e Parcerias e Meios de Implementação (ODS 17).