Pequeno Príncipe promove mais uma grande festa para pacientes transplantados - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Pequeno Príncipe promove mais uma grande festa para pacientes transplantados

Familiares, equipes médicas e colaboradores também participaram do evento anual
10/12/2014

Uma manhã mais que especial e repleta de esperança, sorrisos e muita alegria. Foi esse o resumo do clima que tomou conta do Hospital Pequeno Príncipe nesta quarta-feira, dia 10, durante a Festa de Natal dos Transplantados. O evento anual reúne pacientes da instituição que fizeram transplantes cardíacos, renais e hepáticos. A confraternização contou ainda com a presença de familiares, equipes médicas e colaboradores dos serviços de transplante do Hospital para encerrar o ano de atividades e celebrar a saúde dos pacientes.

Aproximadamente 250 pessoas participaram da festa promovida no Colégio Barão do Rio Branco, em Curitiba. Desse total, 130 eram pacientes transplantados do Pequeno Príncipe. Um show da dupla Álvaro e Daniel animou os convidados, que deixaram a timidez de lado para dançar sem parar.

Durante o evento, também foram prestados homenagens e agradecimentos para a equipe médica pelo importante trabalho que faz pela promoção da saúde infantojuvenil. O frei Moacir, que também é transplantadado, fez uma oração pedindo a proteção da saúde de todos. Após o show, os pacientes receberam uma surpresa: a visita do Papai Noel, que deixou um presente para cada criança.

O chefe da equipe de Transplante de Fígado do Pequeno Príncipe, Júlio César Widerker, ressaltou a importância do evento. “Queremos mostrar para as crianças que, apesar de terem feito transplantes e muitas vezes ainda dependerem de remédios, todas elas podem levar uma vida saudável e normal. Isso sem falar na oportunidade de conhecerem outras crianças e adolescentes que passaram pela mesma experiência”, falou.

Widerker acrescentou que o evento é de suma importância para a equipe que participa dos cuidados dos pacientes transplantados. “Desde o internamento até a recuperação na UTI, sabemos que é um trabalho difícil para as equipes, mas em eventos assim conseguimos ver os resultados positivos e que nossos esforços valem a pena”, diz. Outro objetivo da Festa de Natal dos Transplantados é conscientizar o público e fazer campanha sobre a importância da doação de órgãos.

Gisela Carolina Vieira, 16 anos, era a paciente da festa que tinha feito o transplante há mais tempo, em 2001. “Antes do transplante de fígado, a Gisela estava com 30% do funcionamento apenas. Se fosse em outro hospital, talvez ela não tivesse sobrevivido. O Pequeno Príncipe foi uma benção. A qualidade dos médicos, da equipe de enfermagem, é incrível”, afirmou o pai da jovem, Edson Luiz Vieira. A garota comenta que nunca mais teve complicações e que leva uma vida normal. “Quando eu fizer 18 anos, vou fazer trabalho voluntário no Pequeno Príncipe”, garantiu.

Maria Isabella de Castro Cordeiro, 9 anos, fez um transplante cardíaco em junho. A menina demonstrou seu bom momento durante a festa dançando no palco e cantando junto com a dupla sertaneja. “A Isabella ganhou uma vida nova. É muito bom estar aqui hoje comemorando a saúde dela e de outros pacientes participando de uma festa”, disse a mãe da garota, Niziane Ribeiro de Castro.

Isabella ainda agradeceu aos médicos da instituição e contou o que ela mais gostou da festa. “Nunca tinha conhecido tantas crianças que também fizeram transplante. Foi muito legal brincar com elas. Um ajuda o outro, isso que é legal”, afirmou.

Transplantes no Hospital Pequeno Príncipe
O Hospital Pequeno Príncipe faz transplantes renais, hepáticos e cardíacos. Ao todo, foram feitos:
293 transplantes de rim, desde 1989
279 transplantes de fígado, desde 2000
17 transplantes de coração, desde 2004

+ Notícias

07/05/2025

Intolerância à lactose em crianças: quais são os cuidados necessários?

Identificar o problema digestivo ainda na infância é um importante passo para garantir o bem-estar dos pequenos
05/05/2025

Georgetown University destaca a excelência do Complexo Pequeno Príncipe

A qualidade do Biobanco e a diversidade genética brasileira foram ressaltados como pontos fortes no relatório técnico elaborado
01/05/2025

Mudanças climáticas e impacto social: um chamado à ação

Iniciativas e estratégias conjuntas marcaram o encontro promovido pelo Complexo Pequeno Príncipe, que reuniu referências ambientais do Brasil
30/04/2025

Qual é a melhor idade para começar o desfralde?

Identificar padrões esperados e possíveis atrasos é essencial para o crescimento saudável das crianças
26/04/2025

19 anos do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe

Com mais de 80 pesquisas em andamento e 760 publicações científicas, instituição reforça seu papel em prol da saúde infantojuvenil
25/04/2025

Pequeno Príncipe inicia compensação de CO₂ de jogo solidário

Ação neutraliza as emissões do Jogo Pelé Pequeno Príncipe Legends, uma das primeiras partidas carbono zero do país
Ver mais