Homenagem às pioneiras de um novo sonho
As três pioneiras das instituições envolvidas no sonho do Campus Integrado em Saúde Pequeno Príncipe-Juril Carnasciali foram homenageadas na quarta-feira, dia 11, durante o lançamento da pedra fundamental que marca o primeiro passo para tornar realidade o empreendimento.
Eunice Weaver, Juril Carnasciali e Ety Gonçalves Forte foram lembradas com uma placa no Memorial das Pioneiras, instalada na praça de mesmo nome. As três mulheres têm em comum uma história marcada pela luta por saúde, bem-estar e qualidade de vida para milhares de pessoas, entre crianças, adolescentes, jovens e adultos. Mulheres que à frente de seu tempo e que, pioneiras, sempre tiveram uma forte atuação no que se refere à proteção e à mobilização social.
Conheça um pouco mais sobre as três pioneiras desta causa nobre:
Eunice Weaver
Eunice Sousa Gabbi Weaver nasceu em 1902, no interior de São Paulo. Escritora, educadora e sanitarista, ela ainda estudou Jornalismo, Sociologia, Serviço Social e Filosofias Orientais. Dedicou-se nacional e internacionalmente ao apoio e à assistência a pessoas com hanseníase, doença que também acometeu sua mãe. Em reconhecimento ao importante trabalho desenvolvido em seus 67 anos de vida, instituições de diversos estados brasileiros, que têm essa causa como foco, levam o nome de Sociedade Eunice Weaver.
Juril Carnasciali
Juril de Plácido e Silva Carnasciali era formada em Ciências Econômicas, mas em sua trajetória passou a se dedicar ao Jornalismo. Ela foi colaboradora da Gazeta do Povo por mais de 50 anos – jornal fundado por seu pai, Oscar Joseph de Plácido e Silva. Em 91 anos de vida, teve forte atuação social. Presidiu a Associação Eunice Weaver do Paraná e liderou a mobilização de instituições parceiras para a prestação de serviços nas áreas educacional e social. Em 2012, enquanto presidente da AEW-PR, cedeu em comodato à Associação Hospitalar de Proteção Infância Dr. Raul Carneiro, mantenedora do Complexo Pequeno Príncipe, um terreno de 166 mil metros quadrados.
Ety Gonçalves Forte
Conhecida como “Dona Ety”, Ety Gonçalves Forte é um exemplo de luta apaixonada e de concretização. Voluntária de coração, artista plástica por paixão e executiva competente e com amor, ela preside a Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro desde 1966. Em sua atuação nos Hospitais César Pernetta e Pequeno Príncipe – este inaugurado sob sua liderança –, deixou a marca do atendimento em saúde humanizado e de qualidade para todos, independentemente da classe econômica, influenciando a trajetória de várias gerações de paranaenses e brasileiros.