Família Participante recebe importante apoio via lei de incentivo fiscal - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Família Participante recebe importante apoio via lei de incentivo fiscal

Banco Volkswagen, patrocinador máster do projeto, também contribuirá com a implantação de novos leitos para tratamento de crianças e adolescentes com câncer
12/09/2014

DSC_0092O apoio de empresas de diferentes portes e dos mais variados segmentos de atuação no mercado via leis de incentivo fiscal tem sido de extrema importância para a manutenção dos trabalhos do Complexo Pequeno Príncipe. E por meio de duas delas, o Hospital Pequeno Príncipe recebeu uma importante contribuição do Banco Volkswagen, o maior banco de montadora automobilística do país. A quantia garantirá, por exemplo, a manutenção do programa Família Participante – aprovado pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA) –, do qual é apoiador máster.

Nesta sexta-feira, dia 12, representantes do banco estiveram no Hospital para ratificar esse apoio. A instituição financeira também recebeu uma homenagem como agradecimento ao investimento recebido. O sexto andar do Pequeno Príncipe foi batizado com o nome do Banco Volkswagen. É nesse local onde são realizados os trabalhos de psicologia, educação e cultura, peças fundamentais do projeto Família Participante. Outra placa que registra a contribuição foi descerrada na área de Oncologia, que também receberá recursos.

“No Pequeno Príncipe, alcançamos conquistas muito importantes na assistência em saúde. Temos a capacidade de multiplicar cada real que é investido aqui. Otimizamos os recursos e planejamos o futuro. Acabamos por transformar energia em prol da saúde de crianças e adolescentes”, ressaltou a diretora-executiva do Hospital, Ety Cristina Forte Carneiro. “Investimos em processos, pessoas e pesquisas, que trazem importantes resultados”, acrescentou o diretor-corporativo do Complexo, José Álvaro Carneiro.

O gerente da regional Curitiba do banco, Marco Antonio de Lima Sousa, salientou a importância e o trabalho de qualidade do Pequeno Príncipe, que levou a organização financeira a apoiar a instituição de saúde. “O Banco Volkswagen tem como objetivo usar todos os recursos possíveis de isenção fiscal em benefício de entidades filantrópicas. As atividades desenvolvidas pelo Hospital – dos pontos de vista das crianças e da captação de recursos – foi fundamental para que pudéssemos acreditar em todo o projeto aqui feito, que é um trabalho realizado não só para Curitiba, mas para o Brasil. Agora o Pequeno Príncipe passa a ser o maior investimento que temos”, explicou.

Também estiveram presentes a analista de marketing do departamento de Marketing & Desenvolvimento de Negócios, Juliana Destro, e o gestor de unidade para serviços administrativos da regional Curitiba, Claudio Augusto Machado.

Sobre o Família Participante
O programa Família Participante foi criado no Hospital Pequeno Príncipe na década de 1990 e tem como meta permitir e fortalecer o vínculo afetivo entre a família e o paciente no decorrer do período de internamento. Durante a permanência no Hospital, os responsáveis pelas crianças e pelos adolescentes recebem orientações sobre saúde, têm direito a quatro refeições diárias e ganham um kit de higiene. Eles também têm acesso a poltronas de descanso, TV, armários, kit sono (travesseiro e edredon), sanitários e boxes para banho. Somente em 2013, 21.844 familiares foram beneficiados pelo projeto. Além deles, 6.862 pacientes participaram das atividades de educação e cultura, e foram realizados 6.092 atendimentos no setor de psicologia, por exemplo.

Maior capacidade para atendimento a pacientes com câncer
O investimento do Banco Volkswagen também contribuirá para a ampliação da capacidade de atendimento a crianças e adolescentes com câncer. Por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon), serão implantados seis novos leitos comuns e dois para transplante de medula óssea no Centro Oncológico do Hospital Pequeno Príncipe, entre outras aplicações dos recursos na área.

O Pequeno Príncipe é referência nacional no tratamento de tumores sólidos e doenças hematológicas malignas e benignas, além de ser habilitado no Ministério da Saúde como uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia. Somente em 2013, a área registrou 5 mil atendimentos ambulatoriais, 3 mil sessões de quimioterapia e mais de 900 internações. No ano passado, foram feitos 19 transplantes de medula óssea. Em 2014, já foram 29.

Atualmente, o câncer é a principal causa de morte de crianças por motivo de doença no Brasil. A cada ano, são diagnosticados 12 mil novos casos da enfermidade no país.

+ Notícias

02/12/2025

Dia de Doar: quando a generosidade transforma futuros

No Brasil, a data destaca a urgência de fortalecer organizações sociais que geram impacto na vida de milhares de meninos e meninas
01/12/2025

Pequeno Príncipe conquista Prêmio Humanizar a Saúde 2025

Projeto Bem-Estar é reconhecido na votação popular na categoria Saúde Mental
23/11/2025

Câncer infantil: diagnóstico precoce aumenta chances de cura em até 80%

Hospital pediátrico alerta para a importância de reconhecer sintomas que muitas vezes se confundem com os de doenças comuns da infância
19/11/2025

Play For a Cause leiloa medalhas que representam três gols do rei contra Senegal em apoio ao Instituto Pelé Pequeno Príncipe

Itens de ouro, prata e bronze cunhados pela Casa da Moeda do Brasil celebram momento histórico de 1967 e terão renda destinada à pesquisa científica dedicada à saúde de crianças e adolescentes
18/11/2025

Quais são as consequências da distorção de imagem na adolescência?

A busca por um “rosto perfeito” pode, na realidade, esconder sofrimento emocional
12/11/2025

Pequeno Príncipe Norte recebe equipe do Cindacta II para conversa sobre preservação e integração ambiental

O encontro discutiu ações conjuntas para a manutenção das áreas verdes das instituições
Ver mais