ENEPE promove importante troca de experiências na área de saúde
O XI Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE) permitiu inúmeras reflexões sobre educação e saúde. Nos dias 29 e 30 de agosto, na sede da Faculdades Pequeno Príncipe, diversas palestras e trabalhos trouxeram inúmeros debates e ideias em torno desta temática (clique aqui e confira mais informações).
O médico e professor da USP Marco Akerman, por exemplo, proferiu a palestra “Promoção da Saúde no Cenário Brasileiro”. O profissional apresentou várias reflexões e desafios em torno do assunto. “Vale lembrar que em 2016, de 24 a 27 de maio, Curitiba vai sediar a 22.ª Conferência Mundial de Promoção da Saúde. Isso é um fato muito importante e que coloca o mundo em sintonia com a cidade”, falou.
Outro tema interessante trabalhado no ENEPE foi “Práticas Integrativas no Ensino”, abordado pela chefe do departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Sarah Hegeto de Souza. A professora apresentou a experiência de currículo integrado do curso de Enfermagem praticado pela UEL desde 2000.
De acordo com ela, as práticas integrativas – modalidade de ensino que parte do princípio da contextualização do conteúdo – proporcionam a formação de profissionais mais capacitados para as demandas atuais. “O aluno aprende quando o conteúdo tem um significado, quando ele percebe como será útil para a vida profissional. Por meio das práticas integrativas, é possível dar pertinência ao conteúdo no momento exato em que tem relevância para o aluno e proporcionar, assim, um melhor aprendizado”, afirmou.
Para a diretora geral da Faculdades Pequeno Príncipe, Patricia Rauli, essa interlocução com professores de outras universidades durante o ENEPE tem grande relevância para a instituição. “É um privilégio termos essa integração num momento em que discutimos internamente a reformulação curricular, um processo que envolve direção, professores e alunos, visando um ensino cada vez melhor”, comentou.