ENEPE promove importante troca de experiências na área de saúde - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

ENEPE promove importante troca de experiências na área de saúde

Evento realizado pela Faculdades Pequeno Príncipe trouxe temas atuais para debate e contou ainda com convidados especiais
01/09/2014
Akerman provoucou reflexões interessantes em torno do tema Promoção da Saúde.
Akerman provocou reflexões interessantes em torno do tema Promoção da Saúde.

O XI Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE) permitiu inúmeras reflexões sobre educação e saúde. Nos dias 29 e 30 de agosto, na sede da Faculdades Pequeno Príncipe, diversas palestras e trabalhos trouxeram inúmeros debates e ideias em torno desta temática (clique aqui e confira mais informações).

O médico e professor da USP Marco Akerman, por exemplo, proferiu a palestra “Promoção da Saúde no Cenário Brasileiro”. O profissional apresentou várias reflexões e desafios em torno do assunto. “Vale lembrar que em 2016, de 24 a 27 de maio, Curitiba vai sediar a 22.ª Conferência Mundial de Promoção da Saúde. Isso é um fato muito importante e que coloca o mundo em sintonia com a cidade”, falou.

Outro tema interessante trabalhado no ENEPE foi “Práticas Integrativas no Ensino”, abordado pela chefe do departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Sarah Hegeto de Souza. A professora apresentou a experiência de currículo integrado do curso de Enfermagem praticado pela UEL desde 2000.

De acordo com ela, as práticas integrativas – modalidade de ensino que parte do princípio da contextualização do conteúdo – proporcionam a formação de profissionais mais capacitados para as demandas atuais. “O aluno aprende quando o conteúdo tem um significado, quando ele percebe como será útil para a vida profissional. Por meio das práticas integrativas, é possível dar pertinência ao conteúdo no momento exato em que tem relevância para o aluno e proporcionar, assim, um melhor aprendizado”, afirmou.

Para a diretora geral da Faculdades Pequeno Príncipe, Patricia Rauli, essa interlocução com professores de outras universidades durante o ENEPE tem grande relevância para a instituição. “É um privilégio termos essa integração num momento em que discutimos internamente a reformulação curricular, um processo que envolve direção, professores e alunos, visando um ensino cada vez melhor”, comentou.

Sarah Hegeto de Souza trouxe interessantes experiências do currículo da UEL para o ENEPE.
Sarah Hegeto de Souza trouxe interessantes experiências do currículo da UEL para o ENEPE.

+ Notícias

19/03/2026

Como agir no caso de picada de cobra em crianças?

Os primeiros sintomas geralmente aparecem no local atingido e variam conforme o tipo de veneno
11/03/2026

Exposição de bebês à sujeira: qual é o equilíbrio entre proteção e exposição?

O sistema imunológico precisa de estímulos para amadurecer, mas o momento e os cuidados certos fazem toda a diferença
06/03/2026

Transtorno de conduta na infância e adolescência: como identificar?

O diagnóstico precoce e a intervenção adequada são fundamentais para reduzir impactos familiares, escolares e sociais
25/02/2026

Como diferenciar o bicho-de-pé e o bicho geográfico?

Saber identificá-los evita complicações, infecções e dor desnecessária
24/02/2026

Nota de repúdio à decisão do TJ-MG

O Hospital Pequeno Príncipe, há mais de cem anos, atua pela defesa da proteção integral de crianças e adolescentes
18/02/2026

Dieta cetogênica no controle da epilepsia

Estratégia nutricional terapêutica ajuda a reduzir crises em crianças com quadros de difícil controle
Ver mais