Doar sangue é um ato de amor ao próximo

Notícias

Doar sangue é um ato de amor ao próximo

Neste Dia Mundial do Doador de Sangue, o Pequeno Príncipe reforça a importância desse ato de solidariedade, que pode salvar até quatro vidas
14/06/2022
doar sangue
A transfusão de sangue só é realizada após o resultado negativo dos testes sorológicos.

Doar sangue é um verdadeiro gesto de solidariedade, pois proporciona esperança a quem precisa. Entretanto, menos de 2% da população brasileira doa sangue regularmente, por isso os bancos de sangue do país funcionam frequentemente no limite. Neste Dia Mundial do Doador de Sangue, o Pequeno Príncipe reforça a importância desse ato de amor ao próximo, que pode salvar até quatro vidas.

Os homens podem realizar doações com o intervalo de dois meses; e as mulheres, de três meses. “O sangue coletado, em torno de 405ml a 495ml, é separado em até quatro componentes diferentes: concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas, plasma e crioprecipitado. A transfusão só é realizada após o resultado negativo dos testes sorológicos”, pontua a hematologista e oncologista Edna Kakitani Carboni, do Hospital Pequeno Príncipe.

O sangue tipo O negativo é doador universal, pois pode doar para todos os outros tipos sanguíneos; já o tipo AB positivo é receptor universal, pois pode receber todos os outros tipos de sangue. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o organismo pode repor o volume de sangue doado nas primeiras 72 horas após o ato, já que menos de 10% é retirado na coleta.

A médica ressalta também que quem já se contaminou pela COVID-19 – sem ser a forma grave – pode doar sangue após 45 a 180 dias do primeiro resultado positivo e ajudar outros pacientes infectados pelo vírus. “O plasma de pacientes que tiveram COVID-19 pode concentrar uma grande quantidade de anticorpos que agem no combate à infecção – é o chamado plasma hiperimune ou plasma convalescente”, completa.

Você sabia?

Ao doar sangue, é possível cadastrar-se para ser doador de medula óssea. Para o cadastro, são retirados 5ml de sangue para rastrear características genéticas. Os dados são inseridos no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) – e, sempre que surgir um novo paciente, a compatibilidade será verificada.

Como doar sangue ao Hospital Pequeno Príncipe?

agendar a coleta no site do Hemobanco,
estar em boas condições de saúde;
ter entre 16 e 69 anos;
pesar acima de 50kg;
estar descansado, alimentado e hidratado; e
apresentar documento de identidade com foto.

  • Confira, no vídeo a seguir, o guia completo para tornar-se um doador de sangue:

Acompanhe também as redes sociais do Hospital Pequeno Príncipe (FacebookInstagram, LinkedIn, X, YouTube e TikTok) e fique por dentro de informações de qualidade!

+ Notícias

23/12/2025

Hospital integra a Exposição – O Pequeno Príncipe – 80 Anos

Mostra imersiva inaugurada no MIS Experience, em São Paulo, celebra os 80 anos da obra considerada uma das mais lidas do mundo
23/12/2025

2025 no Pequeno Príncipe: dos tamborins às linhas de cuidado

Os marcos, avanços e histórias que mostram como esse ampliou o impacto dentro e fora do Hospital
16/12/2025

Como tratar uma queimadura de água-viva em crianças?

A menor superfície corporal dos pequenos intensifica os efeitos das toxinas liberadas pelos tentáculos do animal
15/12/2025

Crianças do CRPP plantam futuro no Parque Náutico de Curitiba

Iniciativa do Complexo Pequeno Príncipe para fortalecer a biodiversidade e avançar na compensação de emissões de GEEs foi cheia de simbolismo e marcada por descobertas
10/12/2025

Faculdades Pequeno Príncipe celebra 22 anos de excelência na educação e saúde

Unidade educacional do Complexo Pequeno Príncipe já formou mais de dois mil profissionais da área da saúde
08/12/2025

O que fazer em caso de picada de aranha em crianças?

O público infantil é mais vulnerável ao veneno, por isso a atenção aos sintomas deve ser redobrada
Ver mais