Dia Mundial da Saúde reforça a importância da construção de um mundo mais justo e saudável - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Dia Mundial da Saúde reforça a importância da construção de um mundo mais justo e saudável

Há mais de 100 anos, o Pequeno Príncipe oferece acesso à saúde com excelência e qualidade em 32 especialidades pediátricas
07/04/2021

A pandemia do coronavírus trouxe desafios para toda a sociedade e evidenciou as desigualdades sociais, por isso, o Dia Mundial da Saúde deste ano reforça a importância da colaboração de todos para a construção de um mundo mais justo e saudável. Há mais de 100 anos, o Pequeno Príncipe atua na missão de promover a saúde da criança e do adolescente por meio da assistência, ensino, pesquisa e mobilização social.

No Hospital, 70% dos atendimentos são destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Mesmo durante a pandemia, com todos os cuidados e protocolos de segurança, o Pequeno Príncipe mantém o atendimento com excelência e qualidade em mais de 30 especialidades pediátricas. Somente em 2020, foram realizados 247 transplantes, 12,5 mil internações, 12,2 mil cirurgias e 159 mil atendimentos ambulatoriais.

O Pequeno Príncipe trabalha para garantir o direito à saúde integral e com equidade para a população infantojuvenil. “Nos desafiamos a pactuar com mais intensidade ainda os propósitos de nossa instituição centenária, buscando na nossa experiência e no amor às crianças forças para continuar acreditando no poder transformador e encarando os desafios com atitude e muita esperança. Tanto nas demandas diárias dos serviços de saúde, quanto nas campanhas que promovemos, como no enfrentamento à violência e no protagonismo da garantia de direitos infantojuvenis”, enfatiza a diretora executiva do Hospital Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro.

Ano Internacional dos Trabalhadores da Saúde e Cuidadores
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou 2021 como o Ano Internacional dos Trabalhadores da Saúde e Cuidadores, que são essenciais no combate ao coronavírus. O compromisso do Pequeno Príncipe com o cuidado, saúde e bem-estar das crianças, adolescentes e familiares, se estende, também, aos profissionais que atuam no Hospital.

A saúde física e mental de cada colaborador é prioridade para a instituição. “Temos somado esforços e nos dedicado para minimizar os riscos inerentes à atuação em saúde. Incessantemente, disponibilizamos os equipamentos de proteção individual necessários, realizamos treinamentos das equipes e fomos transparentes no compartilhamento das informações, fluxos e protocolos adotados pela instituição”, ressalta o diretor técnico do Hospital Pequeno Príncipe, Donizetti Dimer Giamberardino Filho.

Viver em um momento de pandemia é desafiador e exige resiliência, mas contar com profissionais comprometidos em transformar a vida de crianças e adolescentes todos os dias é um privilégio. “Apesar de medos e incertezas que chegaram sem avisar, o que nos fortaleceu e nos encoraja é saber que temos, ao nosso lado, profissionais dedicados, que multiplicam conhecimentos e buscam soluções criativas diante das adversidades”, reitera o diretor corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro.

+ Notícias

23/12/2025

Hospital integra a Exposição – O Pequeno Príncipe – 80 Anos

Mostra imersiva inaugurada no MIS Experience, em São Paulo, celebra os 80 anos da obra considerada uma das mais lidas do mundo
23/12/2025

2025 no Pequeno Príncipe: dos tamborins às linhas de cuidado

Os marcos, avanços e histórias que mostram como esse ampliou o impacto dentro e fora do Hospital
16/12/2025

Como tratar uma queimadura de água-viva em crianças?

A menor superfície corporal dos pequenos intensifica os efeitos das toxinas liberadas pelos tentáculos do animal
15/12/2025

Crianças do CRPP plantam futuro no Parque Náutico de Curitiba

Iniciativa do Complexo Pequeno Príncipe para fortalecer a biodiversidade e avançar na compensação de emissões de GEEs foi cheia de simbolismo e marcada por descobertas
10/12/2025

Faculdades Pequeno Príncipe celebra 22 anos de excelência na educação e saúde

Unidade educacional do Complexo Pequeno Príncipe já formou mais de dois mil profissionais da área da saúde
08/12/2025

O que fazer em caso de picada de aranha em crianças?

O público infantil é mais vulnerável ao veneno, por isso a atenção aos sintomas deve ser redobrada
Ver mais