Depressão também atinge crianças e adolescentes - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Depressão também atinge crianças e adolescentes

O diagnóstico precoce pode evitar prejuízos no desenvolvimento dos jovens
10/09/2016

Ao contrário do que muitos pensam, crianças e adolescentes também sofrem de depressão. Apesar da ausência de dados estatísticos, estima-se que, no Brasil, de 1% a 3% da população entre 0 e 17 anos sofra desse distúrbio, ou seja,  aproximadamente oito milhões de meninos e meninas. Essa condição é crescente, e o diagnóstico precoce pode evitar prejuízos no desenvolvimento dos jovens.

Choros sem motivos, irritabilidade, alterações no sono e no ritmo alimentar, desinteresse para brincar e frequentes queixas de dores são alguns dos sintomas da depressão  infantojuvenil. “São geralmente desencadeados em decorrência de conflitos nas relações familiares ou por dificuldades no acompanhamento escolar. Esse último pode gerar, até mesmo, recusa em ir à escola”, explicou a psiquiatra do Hospital Pequeno Príncipe, Maria Carolina Serafim.

Para a especialista, diante desses sintomas, os pais precisam procurar um médico. “As fases de tristezas são naturais na vida de qualquer pessoa, mas elas não podem acarretar em problemas maiores ou que se prolonguem por muito tempo e prejudiquem o desenvolvimento . Nesses casos, é necessário buscar a ajuda de um profissional”, destacou.

Transtornos como a depressão, de acordo com Maria Carolina, podem ainda evoluir em prejuízos maiores e também trazer riscos ao longo do desenvolvimento e da vida de meninos e meninas. “Por isso, a observação atenta dos pais é tão importante. Os meninos e meninas precisam sentir que existem pessoas que gostam de brincar e conversar com eles”, apontou.

+ Notícias

23/12/2025

Hospital integra a Exposição – O Pequeno Príncipe – 80 Anos

Mostra imersiva inaugurada no MIS Experience, em São Paulo, celebra os 80 anos da obra considerada uma das mais lidas do mundo
23/12/2025

2025 no Pequeno Príncipe: dos tamborins às linhas de cuidado

Os marcos, avanços e histórias que mostram como esse ampliou o impacto dentro e fora do Hospital
16/12/2025

Como tratar uma queimadura de água-viva em crianças?

A menor superfície corporal dos pequenos intensifica os efeitos das toxinas liberadas pelos tentáculos do animal
15/12/2025

Crianças do CRPP plantam futuro no Parque Náutico de Curitiba

Iniciativa do Complexo Pequeno Príncipe para fortalecer a biodiversidade e avançar na compensação de emissões de GEEs foi cheia de simbolismo e marcada por descobertas
10/12/2025

Faculdades Pequeno Príncipe celebra 22 anos de excelência na educação e saúde

Unidade educacional do Complexo Pequeno Príncipe já formou mais de dois mil profissionais da área da saúde
08/12/2025

O que fazer em caso de picada de aranha em crianças?

O público infantil é mais vulnerável ao veneno, por isso a atenção aos sintomas deve ser redobrada
Ver mais