Crianças estão mais propensas a contrair o vírus da gripe - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

    Crianças estão mais propensas a contrair o vírus da gripe

    A facilidade de contaminação é grande, mas tomar a vacina e ter cuidados como higienizar corretamente as mãos e manter os ambientes arejados são as melhores formas de prevenção
    15/04/2013

    A gripe é a doença respiratória que mais atinge as pessoas, e seu vírus (influenza) é transmitido pelo ar, por meio de gotículas expelidas em tosse e espirro. Como a facilidade de contaminação é grande, deve-se ficar alerta para diminuir a chance de contágio, especialmente em crianças. Por estarem com o sistema imunológico ainda em desenvolvimento, elas são mais propensas a ter complicações decorrentes da doença, como pneumonia, otite, sinusite e outras infecções virais.

    A médica Heloísa Ihle Garcia Giamberardino, coordenadora do Serviço de Infecção e Controle de Vacinas do Hospital Pequeno Príncipe, destaca a importância da prevenção. “A vacina é a melhor forma. Ela é segura, facilmente tolerada e sem efeitos colaterais. O pais não devem perder essa oportunidade”, afirmou.

    Tão importante quanto a imunização são os cuidados para evitar contrair a doença. De acordo com a médica, basta que adultos e crianças sigam algumas regras básicas, como higienizar corretamente as mãos, manter a casa arejada, e não permanecer em ambientes fechados com aglomeração de pessoas. “Deve-se criar o hábito de utilizar álcool nas mãos e manter ambientes limpos.”

    A profissional orienta para os sinais mais comuns da gripe, como febre, tosse constante, lacrimejamento, mal-estar e dores pelo corpo. Ela ainda ressalta que o ideal é procurar um médico até 48 horas após o início dos sintomas, para maior eficácia do tratamento.

    Campanha
    Teve início hoje (15) em todo o Brasil a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. O objetivo do Ministério da Saúde é vacinar 32 milhões de pessoas até o dia 26. A vacina é gratuita e pode ser encontrada em 65 mil postos espalhados pelo país. O público-alvo são idosos, indígenas, profissionais de saúde, presidiários, gestantes, mulheres que tenham tido bebê nos últimos 45 dias, e crianças de 6 meses a 2 anos.

    Dados do Ministério da Saúde apontam que a vacinação pode reduzir em até 45% as hospitalizações por pneumonia e em até 75% as mortes por complicações da influenza. O Sul, segundo médica Heloísa Ihle Garcia Giamberardino, é a região brasileira com o maior número de casos de gripe. Por isso, o Paraná receberá este ano 2,8 milhões de doses da vacina.

    + Notícias

    03/10/2024

    Morte súbita cardíaca em crianças e adolescentes

    Entenda como acontece, as causas e a importância do histórico familiar para diagnóstico, tratamento e prevenção
    02/10/2024

    Jogo Pelé Pequeno Príncipe Legends vem aí

    Seleção Pelé Pequeno Príncipe enfrenta Barça Legends em Curitiba em comemoração do Dia do Rei Pelé. Partida será no dia 17 de novembro, às 19h30, na Ligga Arena
    01/10/2024

    Gala Pequeno Príncipe chega em sua 15.ª edição

    Evento que mobiliza apoio em prol da causa da saúde infantojuvenil foi realizado em São Paulo e reuniu 300 pessoas
    27/09/2024

    Doação de órgãos pode salvar, pelo menos, seis vidas

    Uma das vidas salvas pelo sim de uma família é a de Eloa Terres, de 10 anos, que durante oito meses esperou por um coração compatível
    26/09/2024

    Residência médica e cursos de especialidades: inscrições abertas até 21/10

    As provas serão aplicadas presencialmente, em Curitiba (PR), no dia 10 de novembro
    25/09/2024

    Ambulatório de Oncologia, Hematologia e TMO é reinaugurado

    A recuperação do espaço, após o incêndio ocorrido em outubro de 2023, garantiu melhorias e modernizações para os atendimentos
    Ver mais