Clareza e concisão são indispensáveis a um bom artigo científico
Orientar estudantes e profissionais de diversas áreas técnicas sobre a produção de publicações acadêmicas é o objetivo do Workshop e Curso de Redação de Artigos Científicos que acontece hoje e amanhã em Curitiba paralelo ao II Simpósio de Nanobiotecnologia. A proposta do curso é orientar os participantes para que possam melhorar suas habilidades e preparar artigos e outros manuscritos mais assertivos.
O professor Valtencir Zucolotto, do Instituto de Física da USP – São Carlos, abriu o evento apresentando o tema e introduzindo a escrita científica como um gênero literário. “É difícil publicar um bom artigo, não basta ter os bons resultados da pesquisa, é preciso também saber escrever – ainda mais em países não-nativos, em que o inglês não é a primeira língua”, explicou o professor.
O presidente da Cactus Communication Inc – empresa norte-americana voltada à comunicação científica –, Dr. Donald Samulack, apresentou os critérios de seleção de publicações científicas e deu dicas de como evitar erros durante este processo. Samulack ressaltou como a publicação se tornou apenas o primeiro passo do pesquisador para que seu trabalho seja conhecido em um nova realidade na qual as mídias sociais mudaram os meios de interação entre pessoas – e cientistas.
O médico ressaltou a importância de um evento como este, considerando que o Brasil começa a se consolidar no cenário internacional. “O país está chegando no cenário das publicações tendo percorrido um longo caminho, é uma satisfação para mim estar aqui neste momento importante.”
Dicas para seu artigo ser um sucesso
– Traga novidades.
– Seja claro e conciso.
– Cite referências.
– Publicar é só o começo: é preciso ser proativo e marcar presença.
– Acompanhe sempre seus dados na web, como número de citações em outros trabalhos. Você pode até colocar esses dados em seu CV.
– Fazer uso de mídias sociais é essencial, não apenas Twitter, Facebook ou blogs, mas sites específicos como Mendeley, academia.edu e Research Gate.
– Tome cuidado com publicações “predadoras”, ou seja, criadas com o intuito apenas de cobrar os autores sem oferecer benefícios.