CEDCA: Pequeno Príncipe é reeleito representante da sociedade

Notícias

Hospital é reeleito representante da sociedade civil no CEDCA

O reconhecimento é resultado do protagonismo da instituição na promoção e garantia dos direitos da população infantojuvenil
12/09/2023
reeleição CEDCA
O Pequeno Príncipe agradece o apoio de cada um que votou e contribuiu para a instituição ser reeleita.

O Pequeno Príncipe foi reeleito representante da sociedade civil no Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paraná (CEDCA/PR) no dia 30 de agosto. A eleição contou com votos de organizações não governamentais, que elegeram outras 11 instituições para representarem os direitos e interesses da sociedade até 2025.

“Agradecemos o apoio de cada um que votou e contribuiu para sermos reeleitos. Assumimos esse compromisso com a responsabilidade de representar as organizações em defesa da população infantojuvenil. Reafirmamos nossa missão com a proteção de crianças e adolescentes, bem como com as políticas públicas de direitos. E compartilhamos nossa atuação e expertise com disposição em aprender sempre”, ressalta a diretora-executiva do Hospital Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro.

O Hospital compõe o CEDCA desde 2004, ano que marca a inserção formal do Pequeno Príncipe no sistema de garantia de direitos, por intermédio da eleição no conselho. A instituição tem um compromisso histórico na defesa dos interesses de crianças e adolescentes, e ser reeleito é um reconhecimento desse papel social desempenhado.

“O Pequeno Príncipe trabalha diariamente em consonância com os preceitos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Oferecemos aos pacientes acesso à saúde integral, humanizada e conectada com os direitos fundamentais. Além disso, o Hospital assume o compromisso de proteção das crianças e dos adolescentes, realizando sua incidência em diversos âmbitos, desde as campanhas educativas até a representação formal nos conselhos”, complementa a diretora-executiva.

A assessora de diretoria do Pequeno Príncipe, Thelma Alves de Oliveira, destaca a importância de a instituição ser eleita para mais uma gestão. “É um reconhecimento do protagonismo na defesa e promoção de direitos de crianças e adolescentes, pois se trata de um espaço de proposição da política pública, e de responsabilidade coletiva daqueles que acreditam no cumprimento da prioridade absoluta e somam esforços nesse movimento”, finaliza.

Sobre o CEDCA

O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paraná (CEDCA/PR) é um espaço de controle, execução, fiscalização e deliberação de políticas para a infância e adolescência. O conselho é composto por representantes indicados pelo Governo do Estado do Paraná e representantes que não fazem parte do governo, mas que são eleitos pelas organizações não governamentais, como o Pequeno Príncipe.

Desde 1991, o CEDCA atua garantindo os direitos da população infantojuvenil. As reuniões para formulação, deliberação e controle de ações são realizadas mensalmente e abertas à comunidade. Entre os projetos aprovados recentemente está o Pelo Direito à Vida III. Por meio dele, é possível a captação de recursos pelo Pequeno Príncipe pela doação do Imposto de Renda feita por pessoas físicas e jurídicas que reconhecem o trabalho de referência realizado pelo Hospital em favor da saúde infantojuvenil.

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Paz, Justiça e Instituições Eficazes (ODS 16) e Parcerias e Meios de Implementação (ODS 17).

Acompanhe também as redes sociais do Hospital Pequeno Príncipe (FacebookInstagram, LinkedIn, X, YouTube e TikTok) e fique por dentro de informações de qualidade!

+ Notícias

21/05/2025

Violência digital contra crianças e adolescentes: saiba mais

Hospital Pequeno Príncipe orienta sobre uso excessivo de telas, sinais de alerta de problemas no ambiente digital e como agir
20/05/2025

Pequeno Príncipe é reconhecido como Hospital de Excelência

A certificação é concedida pelo Ministério da Saúde a instituições que cumprem critérios técnicos rigorosos
16/05/2025

Como acolher crianças e adolescentes vítimas de violência?

A proteção da infância e adolescência é um compromisso de todos. Toda a sociedade deve estar atenta e pronta para agir diante de qualquer sinal de violência
07/05/2025

Intolerância à lactose em crianças: quais são os cuidados necessários?

Identificar o problema digestivo ainda na infância é um importante passo para garantir o bem-estar dos pequenos
05/05/2025

Georgetown University destaca a excelência do Complexo Pequeno Príncipe

A qualidade do Biobanco e a diversidade genética brasileira foram ressaltados como pontos fortes no relatório técnico elaborado
01/05/2025

Mudanças climáticas e impacto social: um chamado à ação

Iniciativas e estratégias conjuntas marcaram o encontro promovido pelo Complexo Pequeno Príncipe, que reuniu referências ambientais do Brasil
Ver mais