Campanha de Multivacinação: leve as crianças e adolescentes para vacinar

Notícias

Campanha de Multivacinação: leve as crianças e adolescentes para vacinar

O Hospital Pequeno Príncipe lembra que as vacinas são essenciais para garantir uma vida saudável e que é papel dos pais e responsáveis manter a carteira atualizada
17/10/2023
Campanha de Multivacinação
No Paraná, a Campanha de Multivacinação será realizada até o dia 28 de outubro, com o Dia D de mobilização marcado para 21 de outubro.

O Dia Nacional da Vacinação deste ano coincide com a Campanha de Multivacinação, promovida pelo Ministério da Saúde. No Paraná, será realizada até o dia 28 de outubro, com o Dia D de mobilização marcado para 21 de outubro. A vacinação é um ato de extrema importância para a saúde pública, e a campanha é uma oportunidade de garantir que as crianças e os adolescentes recebam todas as imunizações necessárias para um desenvolvimento saudável.

Desafios da cobertura vacinal no Brasil

No Brasil, somente a vacina BCG, que protege contra formas graves de tuberculose, atingiu a meta preconizada pelo Ministério da Saúde em 2022, com 99,5% de crianças vacinadas. Um levantamento inédito do Observatório de Saúde da Infância (Observa Infância – Fiocruz/Unifase), baseado em dados dos sistemas públicos de saúde, levou em consideração quatro imunizações essenciais. Entre elas, a BCG, a poliomielite, a DTP (difteria, tétano e coqueluche) e a MMRV (sarampo, caxumba, rubéola e varicela).

Infelizmente, o cenário está longe do ideal. A poliomielite, por exemplo, atingiu 85,3% das doses iniciais e apenas 67,7% em relação à dose de reforço. Entre as Américas, o Brasil é o segundo país com maior risco da reintrodução do vírus, atrás apenas do Haiti. “As doenças evitáveis pela vacinação podem causar sequelas para a vida toda. Por isso, defendo as vacinas como a principal ferramenta atual de proteção contra doenças infecciosas para as crianças, adolescentes e população em geral”, explica a pediatra e coordenadora do Centro de Vacinas Pequeno Príncipe, Heloisa Ihle Garcia Giamberardino.

Campanha de Multivacinação

A Campanha de Multivacinação tem como objetivo reforçar as coberturas vacinais de imunizantes que fazem parte do Calendário Nacional de Imunização, bem como campanhas contra a COVID-19 e a influenza. O foco principal é em crianças e adolescentes com até 15 anos. E a expectativa é de aplicar cerca de 250 mil doses em todo o Paraná.

As vacinas disponíveis na campanha são: BCG, Hepatite B, Pentavalente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral de Poliomielite (VOP), Pneumocócica 10 Valente, Meningocócica C, Meningocócica ACWY, Tríplice Viral (SCR), Varicela, Hepatite A, Febre Amarela, Rotavírus, HPV, DTP, COVID-19 e Influenza.

“A proteção de nossas crianças e adolescentes começa com a conscientização e ação de pais, médicos e autoridades de saúde, trabalhando juntos para tornar o presente e o futuro mais saudáveis e seguros para todas as gerações. Não deixe de levar seus filhos para se vacinar, não apenas nessa campanha, mas sempre que indicado pelo pediatra”, finaliza a médica.

Centro de Vacinas Pequeno Príncipe

O Centro de Vacinas Pequeno Príncipe, referência em imunizações há mais de 20 anos, disponibiliza os imunizantes para todas as faixas etárias – de recém-nascidos até idosos. Funciona de segunda a sexta, das 8h às 19h, e aos sábados, das 8h às 18h, sem necessidade de agendamento. Além disso, também é possível que uma equipe vá realizar a vacinação em casa, mediante agendamento por meio do telefone (41) 3310-1414 ou (41) 3310-1141.

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Saúde e Bem-Estar (ODS 3).

Acompanhe também as redes sociais do Hospital Pequeno Príncipe (FacebookInstagram, LinkedIn, X, YouTube e TikTok) e fique por dentro de informações de qualidade!

+ Notícias

23/12/2025

Hospital integra a Exposição – O Pequeno Príncipe – 80 Anos

Mostra imersiva inaugurada no MIS Experience, em São Paulo, celebra os 80 anos da obra considerada uma das mais lidas do mundo
23/12/2025

2025 no Pequeno Príncipe: dos tamborins às linhas de cuidado

Os marcos, avanços e histórias que mostram como esse ampliou o impacto dentro e fora do Hospital
16/12/2025

Como tratar uma queimadura de água-viva em crianças?

A menor superfície corporal dos pequenos intensifica os efeitos das toxinas liberadas pelos tentáculos do animal
15/12/2025

Crianças do CRPP plantam futuro no Parque Náutico de Curitiba

Iniciativa do Complexo Pequeno Príncipe para fortalecer a biodiversidade e avançar na compensação de emissões de GEEs foi cheia de simbolismo e marcada por descobertas
10/12/2025

Faculdades Pequeno Príncipe celebra 22 anos de excelência na educação e saúde

Unidade educacional do Complexo Pequeno Príncipe já formou mais de dois mil profissionais da área da saúde
08/12/2025

O que fazer em caso de picada de aranha em crianças?

O público infantil é mais vulnerável ao veneno, por isso a atenção aos sintomas deve ser redobrada
Ver mais