Calor e umidade favorecem o aparecimento de insetos no verão
O calor e a umidade em alta favorecem o desenvolvimento e a reprodução dos insetos. É por isso que, no verão, as abelhas, vespas, pernilongos e mosquitos são encontrados com maior frequência, e costumam tirar o sono de qualquer pessoa. As crianças merecem atenção especial, já que a maioria não sabe diferenciá-los e nem sempre reclama das picadas.
Apesar disso, a maior parte dos insetos não oferece perigo, apenas causam incômodos, vermelhidão, coceiras e inchaços. “Quando os meninos e meninas choram e reclamam, provavelmente foram picados por insetos que geram um efeito maior de reação, como as abelhas e vespas, ou algum tipo de formiga. As picadas de pernilongo e mosquitos não costumam ser identificadas no momento”, explica o pediatra do Hospital Pequeno Príncipe, Luiz Renato Valério.
Nos dois casos, o importante é evitar coçar o local. “Assim, o veneno se espalha, gerando um incômodo ainda maior”, aponta o médico. Ter em mãos um vinagre e fazer uma compressa de gelo pode ajudar a aliviar a dor. As ferroadas, no entanto, exigem outros cuidados. “É necessário tirar o ferrão com uma pinça, evitando apertar a parte superior, para o veneno não ser espalhado em sua totalidade”, destaca Valério.
Outra medida que pode ser tomada, de acordo com o profissional, é derramar álcool na ferida. “Por ter um efeito antisséptico e evaporar com facilidade, o álcool pode aliviar a sensação no local. Não existe nenhum inconveniente no seu uso. Acompanhado da compressa de gelo, ele pode trazer resultados ainda mais favoráveis”, afirma.