Anestesiologia é referência nacional de ensino e humanização

Notícias

ALTA COMPLEXIDADE | Anestesiologia é referência nacional

Presente em todos os procedimentos, serviço tem o jeito humano do Pequeno Príncipe
24/10/2022
anestesiologia, anestesiologia pediatrica, ceima, hospital pequeno principe
O Hospital Pequeno Príncipe é um dos poucos centros do Brasil especializado em anestesiologia para crianças e adolescentes.

Para que um procedimento médico seja bem sucedido é fundamental a presença de um médico anestesiologista. A anestesiologia é a responsável por evitar a dor quando um paciente é submetido a uma cirurgia ou exame.

No Pequeno Príncipe, a equipe do Serviço de Anestesiologia tem 15 profissionais especialistas no cuidado de crianças e adolescentes. Toda a equipe tem formação na área da pediatria, o que faz com que seja referência nacional de ensino, contando com um programa de treinamento que recebe profissionais do Brasil e de outros países.

“O anestesiologista pediátrico precisa de um conhecimento específico e aprofundado em anatomia e fisiologia das diversas faixas etárias. Por exemplo, atendemos pacientes com poucas horas de vida, que precisam de cuidados diferentes de uma criança de 10 anos”, pontua a chefe do Serviço de Anestesiologia, Carolina Rizzoni Silveira.

anestesiologia, anestesiologia pediatrica, anestesiologia pequeno principe, hospital pequeno principe, centro cirurgico
Toda equipe do serviço tem formação na área da pediatria, garantindo segurança e conforto aos pacientes.

Atendimento e cuidado individualizados

O anestesiologista é responsável por manter as funções vitais do paciente em níveis seguros e é preparado para identificar e tratar quaisquer alterações que possam ocorrer. É ele também quem avalia as crianças e adolescentes e escolhe o tipo de anestesia compatível com cada paciente, monitora o estado geral e é responsável pela recuperação pós-procedimento, o que torna o serviço de alta complexidade.

“A diferença entre anestesiar um adulto e uma criança está no grau de maturidade do organismo. O sistema nervoso de um recém-nascido é imaturo, a fisiologia do coração é mais delicada. Quando se fala em criança, estamos falando de pacientes com 700 gramas, 3 quilos, 20 quilos. Cada processo de anestesia é diferente”, detalha o médico anestesiologista Sérgio Bernardo Tenório.

“Um dos casos que lembro é de um menino de 8 anos, que percebeu a movimentação no Centro Cirúrgico e perguntou: ‘Tio, vou ter que dormir mesmo?’; e eu: ‘Vai, sim’, e ele respondeu: ‘É que minha mãe disse que antes de dormir eu tenho que rezar’. E aí nós rezamos com ele”, lembra o médico.

Esse atendimento e cuidado individualizados fazem toda a diferença para a humanização do tratamento. “Alguns pacientes com comorbidades chegam para realizar procedimentos pouco complexos, porém frequentemente demandam cuidados adicionais por conta da condição clínica”, explica a médica anestesiologista Roberta Scholz.

Referência no ensino em anestesiologia

O programa de residência médica em Anestesiologia do Pequeno Príncipe formou nos últimos cinco anos 23 profissionais, inclusive de outros países. Além disso, a instituição oferece fellowship (programa de complementação) de quatro semanas para médicos do Paraná e de outros estados do Brasil, que tem a oportunidade de acompanhar a rotina de cirurgias de todas as especialidades, de acordo com os protocolos do Hospital.

anestesiologia pediatrica, anestesiologia, centro cirurgico, cirurgia pediatrica
O Hospital é referência nacional para o ensino e treinamento da especialidade.

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Saúde e Bem-Estar (ODS 3). 

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – Facebook, InstagramTwitterLinkedInYouTube

+ Notícias

22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
Ver mais