19 anos do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe

Notícias

19 anos do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe

Com mais de 80 pesquisas em andamento e 760 publicações científicas, instituição reforça seu papel em prol da saúde infantojuvenil
26/04/2025
19 anos do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe
19 anos do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe com avanços na ciência e inovação.

O Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe celebra 19 anos de dedicação ao avanço do conhecimento científico e à inovação na área da saúde neste dia 26 de abril. Ao longo dessa trajetória, o Instituto se consolidou como referência nacional e internacional. Assim, contribuindo significativamente para a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes por meio da pesquisa.

O compromisso com a ciência se traduz em números expressivos. Somente em 2024, o Instituto publicou 74 artigos científicos em revistas de alto impacto, resultado de 82 projetos em andamento. Desde sua fundação, já são 760 publicações, reafirmando a relevância do Instituto na produção e disseminação do conhecimento.

A diretora-geral do Instituto, Ety Cristina Forte Carneiro, ressalta a importância da ciência como motor de transformação social. “A pesquisa científica é um pilar essencial para o desenvolvimento de novas terapias e estratégias de prevenção. O conhecimento produzido no Instituto beneficia toda a sociedade, especialmente as crianças e adolescentes, que são o foco dos estudos realizados na instituição.”

Produção científica e excelência acadêmica

O Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe também se destaca na formação de novos pesquisadores. Em parceria com a Faculdades Pequeno Príncipe, oferece programas de mestrado e doutorado em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente. Entre 2021 e 2024, foram publicados 270 artigos, sendo que 72% contaram com a participação de estudantes, evidenciando o impacto do Instituto na qualificação de profissionais para a ciência.

O diretor-científico do Instituto, Bonald Cavalcante de Figueiredo, reforça essa missão. “Nosso compromisso é fomentar a pesquisa de alto impacto e formar cientistas qualificados, capacitando novas gerações para avançar nas fronteiras do conhecimento, e desenvolver soluções inovadoras para a saúde.”

O programa de mestrado e doutorado em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente foi credenciado pela Capes em 2007 (área da medicina 2). No Brasil, existem apenas 17 programas stricto sensu nessa área. E, além do programa do IPP, somente outros dois são mantidos por instituições privadas, o que demonstra o esforço do Pequeno Príncipe para promover avanços na ciência.

Pesquisa translacional: da bancada para a vida

Grande parte dos estudos tem caráter translacional, ou seja, busca reduzir o tempo entre as descobertas laboratoriais e sua aplicação na prática clínica. Atualmente, 63 dos 82 projetos em andamento têm um caráter translacional.

Áreas como oncogenética, microbiologia, neurociências e terapia celular são abordadas pelos pesquisadores, sempre com o objetivo de oferecer respostas concretas para desafios complexos da saúde infantil. A pesquisa com biomoléculas extraídas de vegetais, modelos experimentais de doenças humanas e novas abordagens terapêuticas reforçam o compromisso do Instituto com a inovação e a segurança dos pacientes.

Os pesquisadores atuam em sinergia com o Hospital Pequeno Príncipe.

Parcerias e reconhecimento internacional

Ao longo de sua história, o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe estabeleceu parcerias estratégicas com aproximadamente 60 instituições, sendo quase metade delas internacionais. Esse intercâmbio fortalece a pesquisa brasileira e insere o Instituto no cenário global da ciência.

Atualmente, o Brasil ocupa a 13.ª posição no ranking mundial de produção científica. E e o Instituto contribui ativamente para esse resultado, participando de redes de pesquisa e colaborações que impulsionam a ciência e a inovação.

O legado de Pelé para a ciência

O Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe carrega um nome que transcende gerações. Criado em 2006 com o apoio de Edson Arantes do Nascimento, o rei Pelé, o Instituto reflete sua crença no poder da ciência e da educação como ferramenta de transformação social. Esse apoio foi fundamental para dar visibilidade e fortalecer sua atuação no cenário nacional e internacional.

O Instituto de Pesquisa é o único projeto social apadrinhado pelo maior jogador de futebol da história.

Um futuro promissor para a ciência e a saúde infantil

Os desafios da ciência no Brasil são inúmeros, mas a resiliência e a determinação da equipe do Instituto garantem avanços contínuos. Para os próximos anos, a meta é fortalecer ainda mais a pesquisa translacional. Nesse sentido, acelerar a aplicação do conhecimento científico no desenvolvimento de novos tratamentos e diagnósticos.

O Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe celebra seus 19 anos reafirmando seu compromisso com a ciência, a inovação e a formação de profissionais altamente qualificados. Com dedicação e excelência, segue transformando descobertas em soluções concretas para a sociedade, garantindo um futuro mais promissor para as novas gerações.

Acompanhe também as redes sociais do Hospital Pequeno Príncipe (FacebookInstagram, LinkedIn, X, YouTube e TikTok) e fique por dentro de informações de qualidade!

+ Notícias

07/05/2025

Intolerância à lactose em crianças: quais são os cuidados necessários?

Identificar o problema digestivo ainda na infância é um importante passo para garantir o bem-estar dos pequenos
05/05/2025

Georgetown University destaca a excelência do Complexo Pequeno Príncipe

A qualidade do Biobanco e a diversidade genética brasileira foram ressaltados como pontos fortes no relatório técnico elaborado
01/05/2025

Mudanças climáticas e impacto social: um chamado à ação

Iniciativas e estratégias conjuntas marcaram o encontro promovido pelo Complexo Pequeno Príncipe, que reuniu referências ambientais do Brasil
30/04/2025

Qual é a melhor idade para começar o desfralde?

Identificar padrões esperados e possíveis atrasos é essencial para o crescimento saudável das crianças
26/04/2025

19 anos do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe

Com mais de 80 pesquisas em andamento e 760 publicações científicas, instituição reforça seu papel em prol da saúde infantojuvenil
25/04/2025

Pequeno Príncipe inicia compensação de CO₂ de jogo solidário

Ação neutraliza as emissões do Jogo Pelé Pequeno Príncipe Legends, uma das primeiras partidas carbono zero do país
Ver mais