A centenária história do Complexo Pequeno Príncipe é marcada por iniciativas inovadoras que têm tornado possível o pioneirismo em diversas áreas, como procedimentos de grande porte em pacientes pediátricos, práticas humanizadoras e novas formas de diagnóstico e tratamento.
Em 2020, visando a potencializar a sua capacidade institucional de inovação, o Complexo Pequeno Príncipe formalizou o seu Escritório de Inovação. Esse importante passo permite que a instituição mantenha-se alinhada com as melhores práticas de inovação em relação a outras instituições pioneiras no Brasil e no exterior.
O Hospital Pequeno Príncipe, a Faculdades Pequeno Príncipe e o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe – unidades que integram o Complexo – sempre estiveram na vanguarda da assistência, do ensino e da pesquisa em saúde. Ao olhar para um futuro cada vez mais interdependente, literalmente complexo e com rápidas mudanças, o Pequeno Príncipe tem o compromisso de inovar para proteger a vida!
Os projetos e atividades de inovação do Pequeno Príncipe são desenvolvidos para o benefício da sociedade e visando à proteção da saúde das crianças, dos adolescentes e do planeta.
O Escritório de Inovação do Complexo Pequeno Príncipe tem como atribuições gerais coordenar a Estratégia de Inovação da organização; desenvolver a competência de gestão de inovação do Complexo; executar as atividades que competem aos quatro eixos de atuação do Escritório; e fortalecer o relacionamento e o posicionamento institucional do Pequeno Príncipe como uma instituição inovadora perante a sociedade e os seus stakeholders, por exemplo.
A área tem como grande inspiração o importante cientista, empreendedor e inovador brasileiro Sérgio Mascarenhas. A estrutura de atuação do Escritório de Inovação, distribuída em seus quatro eixos de trabalho – Cultura de Inovação, Inovação Aberta, Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia, e Eventos e Redes de Inovação –, também conta com o apoio do grupo de negócios tecnológicos da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ECT/UFRN).
A inovação é feita por pessoas. O Escritório de Inovação do Complexo Pequeno Príncipe é responsável por estimular e fomentar a cultura de inovação nos colaboradores da instituição e stakeholders.
A inovação acontece quando diferentes ideias, pessoas e instituições se conectam. O Complexo Pequeno Príncipe está em constante busca por colaborações com empreendedores, startups, empresas, universidades e outras instituições que também querem inovar.
O Complexo Pequeno Príncipe investe na formação de recursos humanos e na produção de conhecimento como diferencial estratégico. A boa gestão de propriedade intelectual e a transferência de tecnologia impactam positivamente o sistema de saúde.
Os eventos, fóruns e redes de inovação são espaços coletivos de extrema importância para o ecossistema de inovação. O Complexo Pequeno Príncipe aprende, colabora e compartilha boas práticas por meio de diversas redes de pesquisa, desenvolvimento e inovação.
Preencha o formulário para enviar uma mensagem ao Escritório de Inovação do Complexo Pequeno Príncipe.