Super-heróis em prol da saúde e bem-estar - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Super-heróis em prol da saúde e bem-estar

Conheça a rotina dos voluntários, figuras que fazem a diferença nas atividades do Hospital Pequeno Príncipe
22/12/2014

DSC_0227Há super-heróis que não precisam de grandes poderes para fazer a diferença na sociedade. Muitos deles disponibilizam apenas um tempo em suas concorridas agendas, mas o suficiente para operar grandes milagres.  Esses são os voluntários, uma equipe do bem sempre disposta a dar o seu melhor pelo amor ao próximo.

O Hospital Pequeno Príncipe sabe bem da importância do voluntariado, já que é incentivador dessa ideia. Em 1919, um grupo de mulheres da comunidade curitibana se reuniu para viabilizar o atendimento em saúde à população carente da cidade, primordialmente as crianças.

Quase um século depois, a semente continua rendendo milhares de frutos. Em 2014, por exemplo, 53.635 atendimentos foram realizados em ambulatórios, brinquedotecas e enfermarias. Isso sem falar nas 4.512 visitas e 12.655 empréstimos de materiais pelo projeto Disk Brinquedo – um serviço de quarto inovador que encaminha jogos, carrinhos, bonecas, entre outros mimos aos jovens pacientes.

Os super-heróis dos meninos e meninas do Hospital Pequeno Príncipe sabem bem qual é a sua missão: dedicar tempo para cuidar, ensinar e amar as crianças que estão internadas na instituição. Afinal, como disse Saint-Exupéry, autor do livro “O Pequeno Príncipe”: “Foi o tempo que perdeste com tua rosa que fez tua rosa tão importante”. Fica a dica…

Mãos à obra
Para ser voluntário no Hospital Pequeno Príncipe é preciso ter mais de 18 anos. As inscrições são feitas pessoalmente no setor de voluntariado da instituição. Os interessados devem escolher um dia da semana e período de atuação (manhã, tarde ou noite), de acordo com a modalidade e a disponibilidade das vagas. Após a inscrição, os candidatos passam por uma entrevista e posteriormente por um treinamento e visita no Hospital.

Novas vagas para voluntários são disponibilizadas no primeiro dia útil de cada mês, com exceção de dezembro e janeiro. A partir do dia 2 de fevereiro de 2015, segunda-feira, das 8h às 12h e das 13h às 20:30h, as inscrições já podem ser realizadas.

+ Notícias

02/02/2026

Vírus Nipah em crianças: riscos, sintomas e formas de prevenção

De acordo com o Ministério da Saúde, a doença não apresenta risco para o Brasil e tem potencial baixo para uma nova pandemia
27/01/2026

Como identificar sinais de ansiedade na volta às aulas?

Perceber as mudanças emocionais e comportamentais é o primeiro passo para apoiar crianças e adolescentes nesse recomeço
20/01/2026

Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe é nota máxima no ENAMED

De 350 instituições brasileiras que oferecem o curso, apenas 49 são conceito 5
19/01/2026

Quais são os riscos de acidentes por contato com lagartas em crianças?

O contato com as cerdas pontiagudas desses insetos faz com que o veneno contido seja injetado na pele
12/01/2026

Programa de mestrado e doutorado do Pequeno Príncipe alcança nota 6 na Capes

Avaliação coloca a Pós-Graduação em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente entre as melhores do país na área de Medicina II
09/01/2026

Mascote do Pequeno Príncipe será atração no litoral paranaense

A presença dele marcará a participação do Hospital no Verão Maior Paraná 2026
Ver mais