Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e YouTube.
Parlamentares paranaenses conhecem projeto do Pequeno Príncipe Norte
O Pequeno Príncipe apresentou, na tarde dessa sexta-feira, dia 7, o projeto de construção da nova unidade do Complexo a deputados estaduais, vereadores de Curitiba, além de assessores de outros parlamentares paranaenses. O encontro foi realizado na sede que abrigará o Pequeno Príncipe Norte, no bairro Bacacheri. O objetivo foi mobilizar os representantes estaduais e municipais no apoio ao projeto, considerando sua relevância social.
“Levamos anos para construir o Pequeno Príncipe, que funciona hoje com mais de 360 leitos. O nosso hospital atende pacientes do SUS, conveniados ou particulares da mesma forma, com os mesmos medicamentos e equipamentos, sem distinção. Nós continuamos trabalhando e queremos que este sonho nosso seja também um sonho da sociedade, porque não existe no Brasil nenhum complexo como este que estamos nos propondo a fazer, mas não podemos fazer sozinhos. Precisamos da colaboração de todos”, disse o ex-tesoureiro e atual voluntário da Associação de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro, mantenedora do Hospital Pequeno Príncipe, Luiz Forte Netto.
Arquiteto e urbanista, Forte Netto apresentou o empreendimento a partir da maquete. O projeto do Pequeno Príncipe Norte, que contou com a colaboração significativa do diretor-corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro Carneiro, possui premissas de contemporaneidade, qualidade e sustentabilidade, e foi pensado de modo a evidenciar o respeito às ciências da vida.
Parlamentares presentes
Em sua fala, o vereador Angelo Vanhoni, que declarou seu apoio à proposta, destacou exatamente esse aspecto da obra. “Essa área é um parque Barigui em miniatura, que será devolvida em preservação à sociedade como um centro médico hospitalar voltado à criança. Eu fico orgulhoso de ser testemunha de como a cidade se modificou, nesses últimos anos, por conta do Pequeno Príncipe. A instituição é um presente para Curitiba. Mas essa dedicação e vontade de querer buscar o conhecimento necessita de recursos para que isso se reverta em melhor qualidade de vida para as pessoas.”
A vereadora Professora Josete também falou da importância de o projeto incorporar questões relacionadas à sustentabilidade. “A proposta é bem arrojada e é possível de ser realizada. Articula diversas dimensões, a questão da saúde, do ensino, da pesquisa e da ambiental. A gente pensar na totalidade é fundamental, principalmente nesse momento de crise humanitária e ambiental que estamos vivendo. O Pequeno Príncipe, mais uma vez, dá exemplo de competência e compromisso que historicamente a instituição sempre teve, sem falar da importância de termos um espaço que atende de forma igualitária”, ressaltou.
Para o deputado estadual Renato Freitas, a proposta atende à complexidade da saúde e da manutenção da vida. “Tanto no que diz respeito ao cuidado imediato da saúde como também a pesquisa, ao ensino e aos espaços de sociabilidade que fomentam a arte e a cultura. Essa é uma resposta a toda a sociedade e ao contribuinte, que vai poder contar com um aparelho de primeiríssima qualidade – que, acredito eu, será referência para toda América Latina”, descreveu.
“O Pequeno Príncipe é uma referência, e ter apoio público de político, de representantes e da sociedade, é importantíssimo. Eu sempre defendo que a gente tenha um processo de ensino e de pesquisa de fato comprometido com a transformação social, e isso precisa estar aliado à pauta da saúde, e o Hospital está preocupado com isso, então tudo que pudermos fazer para tirar esse projeto do papel a gente tem que fazer”, defendeu a também deputada estadual Ana Júlia, que agradeceu o convite feito aos representantes políticos.
“Quando comecei me aproximar do Hospital para entender como funcionava a estrutura interna, me surpreendi muito com a dedicação de toda a equipe. É um trabalho magnífico, e ao ver essa responsabilidade que o Hospital tem com a vida das crianças, com a vida do ser humano, com a responsabilidade ambiental, não tem como a gente não querer colaborar e não fazer parte. Todo mundo tem que vir e participar. Tem que entender o propósito e que esse projeto deveria ser aplicado em outras áreas. Se aproximar disso traz mais esperança de vida”, finalizou a vereadora Giorgia Prates.
Também participaram do encontro os assessores dos deputados estaduais Luciana Rafagnin, Arilson Chiorato, Professor Lemos, Elton Welter e Doutor Antenor, e do deputado federal Zeca Dirceu.
- Veja também – Pequeno Príncipe Norte: “Encontro com os Vizinhos” apresenta projeto a moradores do entorno
Sobre o Pequeno Príncipe Norte
A nova unidade será construída no terreno cedido pela instituição Associação Eunice Weaver do Paraná (AEW-PR). A área já conta com o Jardim das Esculturas, com obras da artista Elizabeth Titton, e com o Memorial das Pioneiras, um espaço que reverencia as mulheres que marcaram a história do Pequeno Príncipe e da AEW-PR.
O projeto total do Pequeno Príncipe Norte prevê a construção de dois novos hospitais, sendo um hospital-dia e um de alta complexidade, das sedes da Faculdades Pequeno Príncipe e do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, e de um centro cultural. A unidade se somará ao atual Hospital, representando uma ampliação no atendimento hoje oferecido à população. A primeira fase desse projeto vai contar com as obras de infraestrutura e a implantação do hospital-dia.
A assessora da direção, Thelma Alves de Oliveira, agradeceu a disponibilidade dos presentes, ressaltando a importância dos apoios para a história do Hospital. “O Pequeno Príncipe tem mais de 103 anos, e costumamos dizer que não tem uma família aqui na cidade que não tenha passado por lá. Seja levando um filho, um neto ou sobrinho. E é essa história do Pequeno Príncipe que traz o reconhecimento da sociedade. Não é à toa que esse reconhecimento vem, não só pela qualidade do que a gente faz, mas também pela credibilidade a partir do trabalho que entregamos. E nós só sobrevivemos hoje com muito apoio de diversos setores da sociedade. Recebemos esse espaço como presente e queremos entregar esse arrojado projeto também como um presente pra todas as crianças que precisam de cuidados em saúde.”
O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Parcerias e Meios de Implementação (ODS 17).