Diabetes na infância: como garantir uma vida com qualidade?

Notícias

Diabetes na infância: como garantir uma vida com qualidade?

Alimentação balanceada, prática regular de exercícios físicos e acompanhamento médico periódico são essenciais
14/11/2022
diabetes na infância
Os avanços na medicina facilitam a adesão ao tratamento do diabetes na infância.

O diabetes mais comum em crianças é o tipo 1, quando o pâncreas não consegue mais produzir a insulina. Um levantamento feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que uma em cada oito mil crianças tem esse tipo de doença, que ainda não tem cura e precisa ser tratada com a reposição de insulina. Por isso, neste Dia Mundial do Diabetes, o Hospital Pequeno Príncipe reforça a importância da participação dos pais e pacientes no cuidado diário.

Os avanços na medicina facilitam a adesão ao tratamento. “As ‘canetas’ com agulhas ultrafinas, bombas que substituem as picadas de insulina e sensores para controle da glicemia sem precisar furar o dedinho têm possibilitado manter um bom controle da doença com mais facilidade”, explica a médica endocrinologista Rosângela Réa, do Hospital Pequeno Príncipe.

A adoção de hábitos saudáveis também é essencial para uma boa qualidade de vida aos pacientes.  “Manter uma dieta saudável, combinada com uma boa quantidade de atividades físicas é especialmente benéfica nestes casos, ainda que com os avanços na monitoração da glicemia e as novas insulinas disponíveis as crianças e adolescentes possam viver uma vida normal, com uma dieta praticamente livre”, aponta a médica.

Para orientar as famílias que acabam de fazer o diagnóstico da diabetes na infância, o Pequeno Príncipe criou o Manual da Criança e do Adolescente com Diabetes, que faz parte do Projeto Saber+ Participar Melhor. O material pode ser acessado gratuitamente.

Sintomas do diabetes na infância

  • cansaço frequente, falta de energia para brincar, muito sono e preguiça;
  • mesmo alimentando-se bem, começa a emagrecer de forma repentina;
  • episódios frequentes de xixi à noite, voltando até a urinar na cama;
  • sente sede até nos dias mais frios e a boca permanece seca.

No caso de lactentes e bebês, a irritabilidade e o choro excessivo são sintomas comuns de diabetes. “Os bebês que se alimentam exclusivamente de leite materno, querem mamar a toda hora e mostram-se irritados e chorando excessivamente podem estar com diabetes. Nesses casos, apesar de se alimentarem frequentemente não ganham peso como esperado. Além disso, a troca de fraldas se torna mais frequente, e elas ficam mais pesadas, podendo ocorrer assaduras que não se resolvem da maneira habitual. Esses dados devem servir de alerta para o diagnóstico de diabetes e os lactentes devem ser imediatamente levados ao médico”, orienta a especialista.

Serviço de Endocrinologia

O Serviço de Endocrinologia do Hospital Pequeno Príncipe conta com especialistas no desenvolvimento infantil que oferecem tratamento para crianças com baixa estatura, puberdade precoce, alterações do desenvolvimento sexual, diabetes e doenças da tireoide e das glândulas adrenais, por exemplo. O serviço também atende pacientes com enfermidades raras, como a osteogênese imperfeita, conhecida como doença dos ossos de vidro.

  • Confira, no vídeo a seguir os sintomas e como tratar o diabetes:

Acompanhe também as redes sociais do Hospital Pequeno Príncipe (FacebookInstagram, LinkedIn, X, YouTube e TikTok) e fique por dentro de informações de qualidade!

+ Notícias

02/02/2026

Vírus Nipah em crianças: riscos, sintomas e formas de prevenção

De acordo com o Ministério da Saúde, a doença não apresenta risco para o Brasil e tem potencial baixo para uma nova pandemia
27/01/2026

Como identificar sinais de ansiedade na volta às aulas?

Perceber as mudanças emocionais e comportamentais é o primeiro passo para apoiar crianças e adolescentes nesse recomeço
20/01/2026

Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe é nota máxima no ENAMED

De 350 instituições brasileiras que oferecem o curso, apenas 49 são conceito 5
19/01/2026

Quais são os riscos de acidentes por contato com lagartas em crianças?

O contato com as cerdas pontiagudas desses insetos faz com que o veneno contido seja injetado na pele
12/01/2026

Programa de mestrado e doutorado do Pequeno Príncipe alcança nota 6 na Capes

Avaliação coloca a Pós-Graduação em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente entre as melhores do país na área de Medicina II
09/01/2026

Mascote do Pequeno Príncipe será atração no litoral paranaense

A presença dele marcará a participação do Hospital no Verão Maior Paraná 2026
Ver mais