Alimentação saudável na infância

Notícias

Alimentação saudável na infância: dicas pra estimular o repertório alimentar

Hospital Pequeno Príncipe reforça a importância de todos os nutrientes para o desenvolvimento adequado das crianças
16/10/2021
alimentação saudável na infância
Hospital Pequeno Príncipe reforça a importância de todos os nutrientes para uma alimentação saudável na infância.

Ensinar às crianças a adquirirem bons hábitos é uma das tarefas que farão a diferença no futuro. Por isso, o Hospital Pequeno Príncipe reforça a importância de uma alimentação saudável na infância para favorecer o desenvolvimento adequado, bem como diminuir as carências nutricionais e reduzir a chance do aparecimento de doenças crônicas na fase adulta, como obesidade, diabetes e hipertensão.

Do nascimento até os 6 meses de vida, os bebês se beneficiam com a amamentação de forma exclusiva, pois o leite materno é um alimento completo. Mas caso o ato seja impossibilitado, os bebês podem receber a fórmula infantil, preferencialmente sob orientação de nutricionista ou médico. Nesse período, o pediatra pode realizar a suplementação com alguns micronutrientes específicos, como ferro e vitamina D.

A partir dos 6 meses , é possível iniciar a introdução alimentar aos bebês. Nessa fase, as famílias não precisam preocupar-se com a quantidade que a criança está consumindo, pois o aleitamento materno ainda será a maior fonte de nutrição. O mais importante é apresentar os alimentos às crianças. Já na fase pré-escolar, é necessário avaliar se há carências nutricionais para realizar alguma suplementação específica.

“Todos os nutrientes são importantes para o desenvolvimento adequado, e isso depende da variedade, quantidade e qualidade da alimentação das crianças”, enfatiza a nutricionista Isis Kawana Ferreira, do Hospital Pequeno Príncipe.

A especialista reforça também a importância do equilíbrio. “Quando colocamos que um brócolis é mais saudável do que uma pizza, por exemplo, não levamos em consideração que talvez naquele momento a família toda esteja reunida comendo pizza, conversando e tendo um momento feliz. Nessa situação, comer pizza num ambiente adequado será mais saudável do que comer brócolis. O que não pode acontecer é todo dia comer pizza porque faz a família feliz”, completa.

Saiba como estimular a alimentação saudável na infância

Confira as dicas da nutricionista do Hospital Pequeno Príncipe.

– Desde a introdução alimentar, a partir dos 6 meses, é válido apresentar todos os grupos alimentares para evitar que a criança desenvolva uma futura recusa ou dificuldade alimentar.

– Além de oferecer alimentos saudáveis, como frutas, verduras e legumes, é importante que a família também consuma, pois as crianças observam e imitam o comportamento dos adultos.

– Variar os alimentos oferecidos auxilia nos casos em que a criança mostra certa resistência ao ingeri-los. A dica é não insistir, mas diversificar o preparo do alimento e não oferecê-lo em dias consecutivos. Por exemplo, se a criança recusou cenoura em rodelas cozidas, espere alguns dias e ofereça novamente com outro preparo e corte, como cenoura assada em palitos ou cenoura ralada crua.

– O lúdico é importante para estimular o consumo. Quando for possível, vale utilizar forminhas para moldar o arroz, por exemplo, ou montar um prato com rostos e sorrisos.

– Em casos mais sérios de dificuldades alimentares, pode ser necessário o trabalho de uma equipe multiprofissional com fonoaudiólogo, nutricionista, terapeuta ocupacional e psicólogo.

Receita saudável e saborosa para as crianças

Bolinhas de frutas
Rendimento: quatro porções

Ingredientes
– ¼ de melancia
– ½ melão
– 2 carambolas
– suco de 8 laranjas

Modo de preparo
Com um boleador (utensílio para moldar bolinhas de frutas e vegetais), faça bolinhas de melancia e melão. Reserve. Lave a carambola, corte em fatias e retire as sementes. Disponha as frutas em copinhos ou cumbuquinhas e regue com o suco de laranja.

Fonte: Panelinha

+ Notícias

02/02/2026

Vírus Nipah em crianças: riscos, sintomas e formas de prevenção

De acordo com o Ministério da Saúde, a doença não apresenta risco para o Brasil e tem potencial baixo para uma nova pandemia
27/01/2026

Como identificar sinais de ansiedade na volta às aulas?

Perceber as mudanças emocionais e comportamentais é o primeiro passo para apoiar crianças e adolescentes nesse recomeço
20/01/2026

Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe é nota máxima no ENAMED

De 350 instituições brasileiras que oferecem o curso, apenas 49 são conceito 5
19/01/2026

Quais são os riscos de acidentes por contato com lagartas em crianças?

O contato com as cerdas pontiagudas desses insetos faz com que o veneno contido seja injetado na pele
12/01/2026

Programa de mestrado e doutorado do Pequeno Príncipe alcança nota 6 na Capes

Avaliação coloca a Pós-Graduação em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente entre as melhores do país na área de Medicina II
09/01/2026

Mascote do Pequeno Príncipe será atração no litoral paranaense

A presença dele marcará a participação do Hospital no Verão Maior Paraná 2026
Ver mais