Hidratação na infância: saiba quais os benefícios e as quantidades recomendadas - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Hidratação na infância: saiba quais os benefícios e as quantidades recomendadas

O Hospital Pequeno Príncipe orienta que a ingestão de água na infância varia de acordo com a faixa etária
26/01/2022
O consumo de água é importante para a saúde como um todo.

A hidratação adequada é fundamental para o funcionamento de todo o organismo, especialmente para as crianças, que estão em fase de desenvolvimento. O Hospital Pequeno Príncipe destaca a lista extensa de benefícios da ingestão de água, como regulação da temperatura e pressão arterial, bem-estar, saúde da pele, funcionamento do intestino, além de ser importante para os músculos e as articulações.

Segundo a nefrologista Mariana da Cunha, do Hospital Pequeno Príncipe, o consumo adequado de água protege ainda da formação de pedras nos rins e contribui para manter a saúde desse órgão. “Faz parte da função do rim controlar a quantidade de água no organismo. Assim, quando tomamos pouca água, esse órgão pode ser sobrecarregado”, completa a especialista.

Orientações sobre o consumo de líquidos
Para que a hidratação seja realizada da forma correta e traga todos os benefícios para a saúde das crianças, a médica ressalta quais são as orientações relevantes:

  • Os bebês até 6 meses devem ser alimentados apenas com leite materno. A partir dessa idade, o consumo de água passa a ser importante.
  • A ingestão exagerada de líquidos não é recomendada, porque dificulta o trabalho do rim, podendo diluir algumas substâncias no corpo, a exemplo do sódio. As consequências podem ser sintomas como cefaleia, mal-estar, enjoo e até certa desorientação mental.
  • Por outro lado, pouca água leva à constipação intestinal, à cefaleia, à dificuldade de concentração, provoca mal-estar, mau hálito, pele seca, além de aumentar o risco de cálculos renais.
  • A água é o líquido de preferência. A ingestão de sucos e chás pode ser estimulada, mas a recomendação é evitar bebidas com alto teor de açúcar, corantes e conservantes.
  • Os refrigerantes estão fora da lista de hidratação, pois não são bebidas saudáveis, assim como os produtos com muita cafeína. Outra bebida que deve ficar longe das crianças são os energéticos, pela alta concentração de estimulantes que não trazem nenhum benefício e podem desencadear arritmias cardíacas.
  • Para incentivar os pequenos a beberem água, hábitos como levar uma garrafinha para a escola e para as atividades físicas ajudam na hidratação diária.

Quantidade ideal para cada faixa etária

É importante a família incentivar esse hábito desde cedo.

A Sociedade Brasileira de Pediatria destaca que beber água todos os dias é fundamental para boas condições da saúde infantil. A quantidade ideal varia de acordo com a estação do ano, idade, atividade física e alimentação da criança. Mas recomenda o mínimo de água limpa, filtrada e/ou mineral que deve ser ingerida nas diferentes faixas etárias:

– 0 a 6 meses – Até os 6 meses, os bebês devem tomar apenas leite materno. Bebês alimentados com leite artificial devem ingerir 700ml de água.
– 7 a 12 meses – 800ml.
– 1 a 3 anos – 1,2l.
– 4 a 8 anos – 1,7l.
– 9 a 13 anos – 2,4l.
– 14 a 18 anos – 3,3l.

+ Notícias

11/12/2023

Pequeno Príncipe segue na vanguarda mundial de melhores práticas ambientais

No nicho dos exclusivamente pediátricos, Hospital é reconhecido como o melhor do planeta em liderança climática, na premiação Health Care Climate Challenge
09/12/2023

Faculdades Pequeno Príncipe: 20 anos de compromisso com a formação de profissionais da saúde

Ao longo da trajetória, a unidade educacional do Complexo Pequeno Príncipe se consolidou como uma das principais instituições do segmento, comprometida com a excelência de ensino e a investigação científica
08/12/2023

Dia da Criança com Deficiência chama atenção para a inclusão

Com o atendimento multidisciplinar do Hospital e Centro de Reabilitação e Convivência, a história de Laura é um exemplo de superação e esperança
07/12/2023

Serviço de Hemodinâmica do Pequeno Príncipe completa 35 anos

Mais de 15 mil procedimentos já foram realizados desde a inauguração da especialidade
05/12/2023

Dia do Rei Pelé: audiência na Câmara Federal discute criação de data

 A proposta liderada pelo Pequeno Príncipe já foi aprovada na Câmara de Curitiba e na Assembleia do Estado
04/12/2023

Tetralogia de Fallot: saiba tudo sobre essa cardiopatia congênita

O Hospital Pequeno Príncipe, referência no atendimento em cardiologia pediátrica, atende frequentemente a esses casos
Ver mais