Inovação é a aposta do Pequeno Príncipe neste novo século de atividades - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Inovação é a aposta do Pequeno Príncipe neste novo século de atividades

A instituição, que completou 101 anos, está implantando a solução brain4care, que permite monitorar a pressão intracraniana de forma totalmente não invasiva
08/12/2020
A solução brain4care já é utilizada em adultos em outros hospitais e a experiência pediátrica é exclusividade, neste momento, do Pequeno Príncipe.

A inovação é uma das grandes apostas do Complexo Pequeno Príncipe neste novo século de atividades. Além do TytoCare, outro projeto está em fase de implantação: a solução brain4care, criada pelo cientista Sérgio Mascarenhas e que se tornou uma startup, com atuação no Brasil e nos Estados Unidos, com potencial para impactar um bilhão de pessoas nos próximos dez anos.

Trata-se de um pequeno sensor capaz de monitorar a pressão intracraniana de forma totalmente não invasiva. “É uma inovação fantástica, pois permite que façamos a avaliação e o acompanhamento de pacientes com tumores cerebrais, hidrocefalia e lesões que eventualmente possam provocar aumento de pressão intracraniana sem a necessidade de uma craniotomia, uma cirurgia invasiva que necessita de uma abertura na cabeça para a colocação de um cateter”, detalha o neurocirurgião do Pequeno Príncipe, Adriano Keijiro Maeda.

Ao desenvolver um método não invasivo, essa solução também possibilita o acompanhamento de outros sinais vitais, além daqueles conhecidos, como o pulso, a temperatura, a frequência respiratória, a pressão arterial e a dor. O aparelho já está sendo utilizado no Hospital Sírio-Libanês e nos hospitais da Rede D’Or e da Rede Ímpar em pacientes adultos.

No Pequeno Príncipe, os projetos serão desenvolvidos inicialmente em pacientes vinculados ao Serviço de Neurocirurgia e outros pacientes investigados pelo Serviço de Neurologia com manifestações clínicas de hipertensão intracraniana.

Instituições renomadas internacionalmente – como as escolas de Medicina da Universidade de Stanford, da Universidade Johns Hopkins e da Universidade de São Paulo (USP) – também validaram o sistema brain4care. Ao Pequeno Príncipe caberá colaborar com o avanço do conhecimento sobre a monitorização de pressão intracraniana em pacientes pediátricos.

Além das pesquisas, o equipamento será utilizado também na assistência clínica. “Os projetos serão desenvolvidos inicialmente em pacientes vinculados ao Serviço de Neurocirurgia e outros pacientes investigados pelo Serviço de Neurologia com manifestações clínicas de hipertensão intracraniana”, informa o diretor técnico do Pequeno Príncipe, o médico Donizetti Dimer Giamberardino Filho. No total, cinco equipamentos estão em uso na instituição.

Sobre o Escritório de Inovação

A solução brain4care e o TytoCare são projetos do recém-inaugurado Escritório de Inovação do Complexo Pequeno Príncipe.  A atuação se dará em quatro frentes distintas de trabalho: cultura de inovação; inovação aberta; propriedade intelectual e transferência de tecnologia; e eventos e redes de inovação.

O responsável pelo Escritório de Inovação, Guilherme de Rosso Manços, explica que o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe e a Faculdades Pequeno Príncipe serão beneficiados de forma integrada com o Hospital.  “A criação do Escritório de Inovação irá potencializar nossa capacidade institucional de inovação para proteger nossas crianças, nossos adolescentes e também a vida do planeta. Fora isso, permitirá nos mantermos alinhados com as melhores práticas de inovação em relação a outras instituições pioneiras no Brasil e no exterior”, enfatiza Manços.

+ Notícias

19/12/2024

Verão Maior: Pequeno Príncipe e Governo do Paraná promovem saúde

Iniciativa no litoral paranaense visa conscientizar sobre cuidados durante o verão e incentivar doações ao Hospital
19/12/2024

Celebrações de final de ano emanam esperança e emoção

Seja por meio da música, oração ou palavras de esperança, as iniciativas proporcionaram acolhimento e alegria aos participantes
17/12/2024

O que é enterocolite?

Hospital Pequeno Príncipe esclarece as principais dúvidas sobre a doença que é considerada a emergência gastrointestinal mais comum e perigosa em recém-nascidos
16/12/2024

Qual é a melhor idade para colocar a criança em um centro de educação infantil?

Os pequenos desenvolvem rapidamente habilidades de linguagem, autocontrole, cooperação e atenção em ambientes ricos em estímulos e interação
13/12/2024

Imposto de renda: restituição pode transformar vidas

Até 27 de dezembro, contribuintes podem destinar até 6% do imposto devido ou a restituir para projetos sociais do Hospital Pequeno Príncipe
05/12/2024

Pequeno Príncipe vence o Prêmio Líderes Regionais 2024

Hospital foi o ganhador da categoria Hors-Concours da premiação concedida pelo LIDE Paraná, com voto popular
Ver mais