Uma voluntária de coração
Conhecida como “Dona Ety”, Ety Gonçalves Forte é um exemplo de luta apaixonada e concretização. À frente da Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro, mantenedora do Complexo Pequeno Príncipe, é presidente voluntária há 49 anos.
Empossada presidente da entidade filantrópica em 1966, Ety transformou o então Hospital de Crianças Cesar Pernetta. Com amor e dedicação tornou possível e digno o atendimento hospitalar a milhares de crianças e adolescentes, influenciando a trajetória de gerações e gerações de paranaenses e brasileiros.
Sob sua liderança, em 1971, foi inaugurado o Hospital Pequeno Príncipe, hoje o maior hospital pediátrico do Brasil. Também DNA do ensino e pesquisa está presente desde o princípio das atividades e, em 2003, nasceu a Faculdades Pequeno Príncipe e, em 2005, o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe.
Uma verdadeira “guerreira”, sempre buscou na articulação o envolvimento de políticos, empresários e cidadãos em prol da saúde infantojuvenil. Artista plástica, Ety coloca na vida suas inquietações, comoções, alegrias. Assim, transforma profundamente e torna o mundo melhor.
Ety é uma voluntária de coração e simboliza todo o trabalho desenvolvido anonimamente por centenas de voluntários todos os anos. Para homenageá-los, pelo Dia do Voluntário Paranaense, celebrado dia 27 de setembro, o Pequeno Príncipe preparou um vídeo especial.