5 dicas do Pequeno Príncipe para curtir o feriado com saúde - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

5 dicas do Pequeno Príncipe para curtir o feriado com saúde

Na pausa prolongada do Dia da Independência, siga os cuidados especiais com as crianças para evitar preocupações
04/09/2015

Com o feriado prolongado do Dia da Independência do Brasil, várias famílias devem aproveitar os dias de folga para viajar. Confira as dicas do Pequeno Príncipe para um feriado com muita saúde e segurança!

1) Se você for viajar de carro, nunca se esqueça de que as crianças de até dez anos devem ser transportadas somente no banco traseiro, em uma cadeirinha adequada para cada idade. A medida é importante para garantir a segurança dos pequenos nos trajetos.
2) Leve com você um kit farmácia com analgésico, remédio para enjoo, antitérmico, antisséptico, termômetro, pomada para picadas, curativo, repelente e filtro solar. “Levar alguns medicamentos para a viagem é uma questão de prevenção, especialmente quando se tem filhos pequenos. É importante ter à mão aqueles indicados pelo pediatra da criança”, afirma o médico do Pequeno Príncipe, Donizetti Giamberardino Filho.  .
3) Prefira viajar nos horários em que seu filho costuma dormir. Com o balanço do carro, fica mais fácil para a criança pegar no sono e isso tornará o trajeto mais tranquilo.

4) Se a criança tiver sensação de ouvido entupido durante a viagem – geralmente quando está descendo a serra ou viajando de avião – ofereça algum líquido. O ato de sugar alivia o mal-estar.
5) É importante cuidar da alimentação. Para evitar enjoos durante os trajetos, principalmente em viagens de carro, a criança precisa fazer uma refeição leve antes. As paradas frequentes também ajudam a amenizar possíveis desconfortos. Na viagem, evite consumir alimentos de vendedores ambulantes, principalmente na praia, já que não se conhece a procedência dos ingredientes. Carregar uma lancheira com os alimentos é a melhor opção.

+ Notícias

02/02/2026

Vírus Nipah em crianças: riscos, sintomas e formas de prevenção

De acordo com o Ministério da Saúde, a doença não apresenta risco para o Brasil e tem potencial baixo para uma nova pandemia
27/01/2026

Como identificar sinais de ansiedade na volta às aulas?

Perceber as mudanças emocionais e comportamentais é o primeiro passo para apoiar crianças e adolescentes nesse recomeço
20/01/2026

Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe é nota máxima no ENAMED

De 350 instituições brasileiras que oferecem o curso, apenas 49 são conceito 5
19/01/2026

Quais são os riscos de acidentes por contato com lagartas em crianças?

O contato com as cerdas pontiagudas desses insetos faz com que o veneno contido seja injetado na pele
12/01/2026

Programa de mestrado e doutorado do Pequeno Príncipe alcança nota 6 na Capes

Avaliação coloca a Pós-Graduação em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente entre as melhores do país na área de Medicina II
09/01/2026

Mascote do Pequeno Príncipe será atração no litoral paranaense

A presença dele marcará a participação do Hospital no Verão Maior Paraná 2026
Ver mais