Acompanhe também as redes sociais do Hospital Pequeno Príncipe (Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube e TikTok) e fique por dentro de informações de qualidade!
Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe é nota máxima no ENAMED

A Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) alcançou a nota máxima no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (ENAMED), divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). Com o resultado, a unidade educacional do Complexo Pequeno Príncipe integra o seleto grupo de 49 instituições brasileiras melhor avaliadas no exame. Em Curitiba, apenas duas instituições de ensino superior conquistaram a nota 5.
“A conquista da nota mais alta no ENAMED, posicionando a Faculdades Pequeno Príncipe entre as 49 instituições brasileiras com classificação máxima, reafirma a solidez e a qualidade da unidade educacional do Complexo Pequeno Príncipe. Esse resultado reflete no nosso compromisso contínuo com a excelência na formação médica, a inovação no ensino e a preparação ética e técnica dos futuros profissionais. É motivo de grande orgulho ver a FPP reconhecida nacionalmente como uma instituição que forma médicos preparados para os desafios do presente e do futuro”, ressalta o diretor-corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro.
Em sua primeira edição, o exame analisa a formação médica oferecida pelas instituições de ensino superior, avaliando as competências e possibilitando melhorias que qualifiquem a educação médica no país, além de possibilitar o uso da nota para ingresso em programas de residência médica.
Reconhecimento nacional e destaque regional no ENAMED
O resultado reforça a excelência acadêmica da instituição e o compromisso com a formação de médicos preparados para a prática clínica e para os desafios do sistema de saúde brasileiro.
Para a diretora geral, Patricia Forte Rauli, a conquista coroa um espaço institucional amplo: “Esse resultado é fruto de um trabalho coletivo, que envolve gestão responsável, projeto pedagógico sólido, corpo docente e técnico-administrativo altamente qualificado e estudantes comprometidos com a própria formação. Alcançar o mais alto conceito em uma avaliação de tamanha relevância nacional é o reconhecimento de que a instituição cumpre, com rigor e qualidade, sua missão educacional.”
Neste mesmo contexto, a diretora acadêmica da Faculdades, professora Elaine Rossi, destaca a relevância institucional do resultado: “Estar entre as 49 instituições com conceito máximo valida publicamente a qualidade do ensino que promovemos. Para nós, essa conquista representa uma confirmação de que formamos profissionais aptos para a profissão, além de ser um impulso para manter e aprimorar ainda mais nossos padrões de ensino”.
Metodologias ativas e currículo integrado como diferenciais
O curso de Medicina da FPP é estruturado em currículo integrado, com metodologias ativas, simulações clínicas e inserção dos estudantes em cenários reais de atenção à saúde desde o início da graduação, em parceria com o Complexo Pequeno Príncipe e outras unidades de saúde. Essa integração entre teoria e prática fortalece uma formação sólida, humanista e alinhada às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs).
“O uso de metodologias ativas permite que o estudante aprenda mais do que conteúdos: ele desenvolve a capacidade de pensar, analisar situações clínicas e buscar conhecimento de forma autônoma. Essa formação possibilita compreender os desafios da prática médica e do sistema de saúde, atuando com empatia e responsabilidade. Essa combinação explica o desempenho nota 5 no ENAMED”, finaliza o coordenador do curso de Medicina da FPP, professor Francisco Magalhães.