Um trote em respeito à vida - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Um trote em respeito à vida

Calouros de Medicina da FPP tiveram uma manhã diferente na companhia dos pacientes do Hospital Pequeno Príncipe
12/02/2015
Os alunos de Medicina da FPP no Hospital Pequeno Príncipe: lição de amor à vida.
Os alunos de Medicina da FPP no Hospital Pequeno Príncipe: lição de amor à vida.

A turma de calouros do primeiro semestre de 2015 do curso de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe teve uma quinta-feira diferente. Na contramão dos trotes violentos verificados em várias instituições de ensino de todo país, o grupo participou de uma ação especial.

Os estudantes vieram ao Hospital Pequeno Príncipe conhecer a história de quase um século da instituição. O grupo foi recebido pela diretora executiva do HPP, Ety Cristina Forte, pelo diretor corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro Carneiro, e pela segunda presidente do Centro Acadêmico de Medicina Maria Estrella da FPP, Gabriela de Araújo. “Nós organizamos isso tudo como uma forma de colocar em prática o que aprendemos no primeiro período de Medicina, como ética, humanização e respeito. Não faz sentido uma instituição de saúde incentivar trotes que humilham os estudantes. Nós precisamos ter uma formação ética já dentro da faculdade de Medicina e servir como exemplo para os nossos calouros e colegas de profissão”, comenta Gabriela.

Ety e José Álvaro reforçaram a importância do tratamento humanizado. “Não podemos deixar as emoções totalmente de lado. É fundamental vivenciar o dia a dia no hospital”, completa a diretora executiva.

Após a recepção de boas-vindas, os calouros foram divididos em grupos e participaram de uma visita guiada por todo hospital. “Isso tudo é mágico! Há pouco tempo estávamos em um cursinho sem muito contato com as pessoas e tudo parecia intangível e pouco palpável. Hoje estamos aqui vivenciando desde o começo da nossa formação como é estar em um hospital. É uma forma de sentir o gostinho de um sonho que está se realizando. Trote assim é bom, porque é para comemorar, não tem motivo para ridicularizar o próximo, isso não acrescenta em nada”, avalia a acadêmica Júlia Laurentino.

No final da visita, eles se reuniram na Praça do Bibinha e junto com a equipe do setor de voluntariado leram histórias e fizeram ilustrações junto com os jovens pacientes. Para finalizar o encontro, foi entregue às crianças um lápis de aquarela e elas desenharam no rosto e braços dos estudantes como forma de marcar o início de uma nova etapa na vida dos futuros médicos. “Meus pais tinham muito receio dos trotes violentos que existem nas faculdades de Medicina. Eu achei incrível esse trote solidário que, além de fazer bem para a gente, faz bem às crianças. Elas se distraem e nós crescemos muito como pessoas. Eu conto muito com o apoio da faculdade em parceria com o hospital para realizar um sonho, que é ser pediatra”, observa a estudante Pâmela Pecini.

+ Notícias

03/05/2024

Iniciam as obras do Ambulatório de Oncologia, Hematologia e TMO

O espaço foi destruído em um incêndio ocorrido em outubro de 2023
02/05/2024

Livro infantil auxilia na prevenção da violência contra crianças

O lançamento da obra marcou o início da Campanha Pra Toda Vida, promovida pelo Hospital Pequeno Príncipe desde 2006
30/04/2024

Pequeno Príncipe reúne investidores para prestar contas

O apoio da sociedade tem sido fundamental na história do Hospital para viabilizar atendimentos de qualidade a crianças e adolescentes que dependem do SUS  
26/04/2024

18 anos de ciência para preservar a vida e construir o futuro

Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe chega à maioridade e celebra desafios superados e muitas conquistas
22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
Ver mais