Voluntários do Pequeno Príncipe participam de oficinas que destacam o papel fundamental do brincar para as crianças
A história centenária do Hospital Pequeno Príncipe é construída diariamente por mãos voluntárias. Pensando nisso, o setor de Voluntariado da instituição ministrou, ao longo de cinco semanas, oficinas que destacaram o papel fundamental do brincar no desenvolvimento das crianças.
As oficinas trouxeram ao grupo participante uma reflexão sobre o que é ser voluntário e sua atuação no Hospital, assim como a importância e as características do brincar. “Essa compreensão agrega na forma de brincar e de pensar sobre isso, tornando tudo mais importante e interessante, porque quem recebe os efeitos são as crianças”, afirmou a coordenadora do setor de Voluntariado do Pequeno Príncipe, Rita Lous.
A cada encontro os participantes receberam uma peça de tangram (quebra-cabeça geométrico chinês), para que montassem uma figura simbólica no encerramento das atividades. “Participar das oficinas foi muito enriquecedor, principalmente para as atividades que realizamos aqui! Brincar é instintivo, mas agora temos a teoria. O que mais me marcou foi a empatia e o se colocar no lugar da criança para compreender a sua dificuldade em muitas vezes interagir com o voluntário”, contou Norma Uyeda Ishi, voluntária que já está há 6 anos na instituição.
A estagiária de psicologia do setor de Voluntariado da instituição, Camila Sydol, ministrou as oficinas e destacou que o brincar possibilita o desenvolvimento da criança. “Tudo foi organizado para que os participantes refletissem sobre o que é a realização deste trabalho aqui no Pequeno Príncipe e o quanto é interessante eles oferecerem esse espaço potencial para o brincar acontecer, o que possibilita o desenvolvimento afetivo e motor da criança”, concluiu.
Em 100 anos de história, o Hospital Pequeno Príncipe tem o trabalho voluntário como um de seus diferenciais. Para mais informações, acesse pequenoprincipe.org.br/hospital/voluntários, ou entre em contato com a equipe por meio do e-mail voluntariado@hpp.org.br ou telefone (41) 3310-1253.