Vínculo: uma ligação de amor - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

    Vínculo: uma ligação de amor

    O carinho, a conversa e a convivência, ainda nos primeiros anos de vida, são essenciais no desenvolvimento e empoderamento das crianças
    18/10/2016

    dsc_0024Desde a gestação, um vínculo entre a mãe e a criança já começa a ser formado.  É uma ligação na qual o carinho, a conversa e a convivência são fundamentais. Essas relações, principalmente durante a Primeira Infância – período no qual a arquitetura cerebral é formada e que compreende a gravidez e os seis anos iniciais de vida –, são essenciais no desenvolvimento e empoderamento das crianças.

    “Quando um bebê nasce e se depara com a mãe, estabelece seu primeiro vínculo e passa a entender o mundo da forma que foi acolhido. Um modelo de relacionamento que irá guiar o seu comportamento diante de futuras relações”, explica a coordenadora do Serviço de Psicologia do Hospital Pequeno Príncipe, Ângela Bley.

    Essas ligações são vitais para o desenvolvimento dos meninos e meninas. “A criança precisa do outro para ser gente. O vínculo deve ser correspondido e alimentado diariamente, pois só assim os pequenos podem se sentir seguros e capazes. O olho no olho e o toque são de extrema importância”, destaca a profissional.

    Apesar disso, é preciso cuidado. Quando esse elo não é estimulado, ou ocorre em excesso, pode ser prejudicial. “É importante lembrar que o vínculo não é um nó. Pelo contrário, ele deve levar à autonomia e liberdade. Bons relacionamentos fazem com que as crianças se sintam empoderadas e cheias de autoestima”, aponta a psicóloga.

    A importância do brincar
    A criança aprende enquanto brinca. É desta forma que ela começa a conhecer o mundo, ao ter contato com outras pessoas ou tocar objetos. “Quando um adulto, seja pai, mãe ou parente, participa desses momentos, esse vínculo aumenta ainda mais”, relata Ângela.

    *Acompanhe a série de notícias que o Pequeno Príncipe preparou sobre Primeira Infância. A cada semana, uma matéria especial no site da instituição. Na próxima terça-feira, dia 25, o tema será o desenvolvimento dos cinco sentidos ainda os primeiros anos de vida.
    Leia também:
    https://pequenoprincipe.org.br/noticia/violencia-na-primeira-infancia/

    Precisamos falar sobre Primeira Infância

    + Notícias

    02/02/2026

    Vírus Nipah em crianças: riscos, sintomas e formas de prevenção

    De acordo com o Ministério da Saúde, a doença não apresenta risco para o Brasil e tem potencial baixo para uma nova pandemia
    27/01/2026

    Como identificar sinais de ansiedade na volta às aulas?

    Perceber as mudanças emocionais e comportamentais é o primeiro passo para apoiar crianças e adolescentes nesse recomeço
    20/01/2026

    Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe é nota máxima no ENAMED

    De 350 instituições brasileiras que oferecem o curso, apenas 49 são conceito 5
    19/01/2026

    Quais são os riscos de acidentes por contato com lagartas em crianças?

    O contato com as cerdas pontiagudas desses insetos faz com que o veneno contido seja injetado na pele
    12/01/2026

    Programa de mestrado e doutorado do Pequeno Príncipe alcança nota 6 na Capes

    Avaliação coloca a Pós-Graduação em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente entre as melhores do país na área de Medicina II
    09/01/2026

    Mascote do Pequeno Príncipe será atração no litoral paranaense

    A presença dele marcará a participação do Hospital no Verão Maior Paraná 2026
    Ver mais