Vínculo: uma ligação de amor - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

    Vínculo: uma ligação de amor

    O carinho, a conversa e a convivência, ainda nos primeiros anos de vida, são essenciais no desenvolvimento e empoderamento das crianças
    18/10/2016

    dsc_0024Desde a gestação, um vínculo entre a mãe e a criança já começa a ser formado.  É uma ligação na qual o carinho, a conversa e a convivência são fundamentais. Essas relações, principalmente durante a Primeira Infância – período no qual a arquitetura cerebral é formada e que compreende a gravidez e os seis anos iniciais de vida –, são essenciais no desenvolvimento e empoderamento das crianças.

    “Quando um bebê nasce e se depara com a mãe, estabelece seu primeiro vínculo e passa a entender o mundo da forma que foi acolhido. Um modelo de relacionamento que irá guiar o seu comportamento diante de futuras relações”, explica a coordenadora do Serviço de Psicologia do Hospital Pequeno Príncipe, Ângela Bley.

    Essas ligações são vitais para o desenvolvimento dos meninos e meninas. “A criança precisa do outro para ser gente. O vínculo deve ser correspondido e alimentado diariamente, pois só assim os pequenos podem se sentir seguros e capazes. O olho no olho e o toque são de extrema importância”, destaca a profissional.

    Apesar disso, é preciso cuidado. Quando esse elo não é estimulado, ou ocorre em excesso, pode ser prejudicial. “É importante lembrar que o vínculo não é um nó. Pelo contrário, ele deve levar à autonomia e liberdade. Bons relacionamentos fazem com que as crianças se sintam empoderadas e cheias de autoestima”, aponta a psicóloga.

    A importância do brincar
    A criança aprende enquanto brinca. É desta forma que ela começa a conhecer o mundo, ao ter contato com outras pessoas ou tocar objetos. “Quando um adulto, seja pai, mãe ou parente, participa desses momentos, esse vínculo aumenta ainda mais”, relata Ângela.

    *Acompanhe a série de notícias que o Pequeno Príncipe preparou sobre Primeira Infância. A cada semana, uma matéria especial no site da instituição. Na próxima terça-feira, dia 25, o tema será o desenvolvimento dos cinco sentidos ainda os primeiros anos de vida.
    Leia também:
    https://pequenoprincipe.org.br/noticia/violencia-na-primeira-infancia/

    + Notícias

    21/10/2025

    Por que vacinar crianças e adolescentes contra o HPV?

    A recomendação é a de que a vacinação seja feita antes do início da vida sexual, em meninas e meninos a partir dos 9 anos de idade
    15/10/2025

    Febre em crianças: quando se preocupar?

    A nova regra da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) considera a temperatura axilar igual ou superior a 37,5°C
    09/10/2025

    Diretora do Instituto de Pesquisa recebe prêmio Nise da Silveira

    Mara Lúcia Cordeiro foi a única pesquisadora do país a receber a condecoração nesta edição entregue na Câmara dos Deputados
    08/10/2025

    Gala Pequeno Príncipe: uma noite de solidariedade e alta gastronomia

    Evento reuniu grandes nomes da gastronomia, personalidades e homenagens especiais, no Belmond Copacabana Palace, no Rio de Janeiro
    25/09/2025

    Paracetamol na gravidez causa autismo em crianças?

    Entenda as evidências científicas e o que realmente está por trás do transtorno do espectro autista (TEA)
    18/09/2025

    Como jogos de apostas on-line afetam a saúde mental de adolescentes?

    O cérebro em desenvolvimento desse público é especialmente vulnerável aos estímulos rápidos e recompensas viciantes
    Ver mais