Paciente com Síndrome de Ondine ganha uma nova oportunidade - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Paciente com Síndrome de Ondine ganha uma nova oportunidade

Menina que dependia de sistema mecânico para respirar à noite foi submetida a uma cirurgia para receber um marca-passo
30/12/2014

Após uma década convivendo com uma doença que pode causar a morte durante o sono, aos 17 anos, a jovem Karla Ribeiro Camargo passará a ter uma nova vida. No começo deste mês, ela foi submetida a uma cirurgia no Hospital Pequeno Príncipe para colocar um marca-passo no abdome, que ajudará a manter o funcionamento do sistema respiratório enquanto ela dorme. “A gente ficou muito mais feliz do que qualquer pessoa. Achávamos que seria impossível. Foi um presente de Deus. Estamos com esperança de que ela melhore bastante”, diz a mãe da garota, Isabel de Fátima Ribeiro.

Desde que a família de Karla descobriu que ela sofre da Síndrome de Ondine, passou a ter uma vida com restrições. As noites devem ser em casa, viajar não é possível e o sono só é tranquilo com o auxílio de respirador, tubo de oxigênio, sonda e outros equipamentos. “Temos a preocupação de não deixar ela sozinha”, conta Isabel, lembrando que a filha chegou a ficar internada no Pequeno Príncipe por sete meses. Karla vive com os pais em Quitandinha, na região metropolitana de Curitiba. “Ela é uma menina muito feliz. Não tem tristeza na vida. Ela ficou mais feliz ainda [com o marca-passo]”, diz a mãe.

A Síndrome de Ondine é provocada por uma deficiência no sistema nervoso central que compromete o controle da respiração, o que tem como principal consequência a apneia durante o sono. Isso faz com que parte dos pacientes dependa de ventilação mecânica.
A cirurgia de Karla veio como um presente de Natal. Em dois meses, a família conseguiu mobilizar as secretarias municipal e estadual para conseguir o marca-passo. “No início, parecia algo tão difícil de conseguirmos, mas foi muito rápido. Foi mais que um presente”, comemora Isabel. “Em breve, a Karla deverá ter uma grande melhoria na qualidade de vida”, afirma o cirurgião pediátrico Sylvio Avilla. Um equipamento desses chega a custar mais de R$ 500 mil.

Além de ser um marco na vida de Karla, a cirurgia também tem um significado importante para a medicina paranaense. Segundo o cirurgião, esse foi o primeiro procedimento desse tipo no estado e o quinto do Brasil – realizado graças ao apoio de profissionais de outros estados. Assim que a jovem estiver liberada pelos médicos e não precisar mais do respirador, a família de Karla deve realizar um sonho dela: ir para a praia.

Cirurgia_marcapasso_1

+ Notícias

21/05/2025

Violência digital contra crianças e adolescentes: saiba mais

Hospital Pequeno Príncipe orienta sobre uso excessivo de telas, sinais de alerta de problemas no ambiente digital e como agir
20/05/2025

Pequeno Príncipe é reconhecido como Hospital de Excelência

A certificação é concedida pelo Ministério da Saúde a instituições que cumprem critérios técnicos rigorosos
16/05/2025

Como acolher crianças e adolescentes vítimas de violência?

A proteção da infância e adolescência é um compromisso de todos. Toda a sociedade deve estar atenta e pronta para agir diante de qualquer sinal de violência
07/05/2025

Intolerância à lactose em crianças: quais são os cuidados necessários?

Identificar o problema digestivo ainda na infância é um importante passo para garantir o bem-estar dos pequenos
05/05/2025

Georgetown University destaca a excelência do Complexo Pequeno Príncipe

A qualidade do Biobanco e a diversidade genética brasileira foram ressaltados como pontos fortes no relatório técnico elaborado
01/05/2025

Mudanças climáticas e impacto social: um chamado à ação

Iniciativas e estratégias conjuntas marcaram o encontro promovido pelo Complexo Pequeno Príncipe, que reuniu referências ambientais do Brasil
Ver mais