Um trote em respeito à vida - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Um trote em respeito à vida

Calouros de Medicina da FPP tiveram uma manhã diferente na companhia dos pacientes do Hospital Pequeno Príncipe
12/02/2015
Os alunos de Medicina da FPP no Hospital Pequeno Príncipe: lição de amor à vida.
Os alunos de Medicina da FPP no Hospital Pequeno Príncipe: lição de amor à vida.

A turma de calouros do primeiro semestre de 2015 do curso de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe teve uma quinta-feira diferente. Na contramão dos trotes violentos verificados em várias instituições de ensino de todo país, o grupo participou de uma ação especial.

Os estudantes vieram ao Hospital Pequeno Príncipe conhecer a história de quase um século da instituição. O grupo foi recebido pela diretora executiva do HPP, Ety Cristina Forte, pelo diretor corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro Carneiro, e pela segunda presidente do Centro Acadêmico de Medicina Maria Estrella da FPP, Gabriela de Araújo. “Nós organizamos isso tudo como uma forma de colocar em prática o que aprendemos no primeiro período de Medicina, como ética, humanização e respeito. Não faz sentido uma instituição de saúde incentivar trotes que humilham os estudantes. Nós precisamos ter uma formação ética já dentro da faculdade de Medicina e servir como exemplo para os nossos calouros e colegas de profissão”, comenta Gabriela.

Ety e José Álvaro reforçaram a importância do tratamento humanizado. “Não podemos deixar as emoções totalmente de lado. É fundamental vivenciar o dia a dia no hospital”, completa a diretora executiva.

Após a recepção de boas-vindas, os calouros foram divididos em grupos e participaram de uma visita guiada por todo hospital. “Isso tudo é mágico! Há pouco tempo estávamos em um cursinho sem muito contato com as pessoas e tudo parecia intangível e pouco palpável. Hoje estamos aqui vivenciando desde o começo da nossa formação como é estar em um hospital. É uma forma de sentir o gostinho de um sonho que está se realizando. Trote assim é bom, porque é para comemorar, não tem motivo para ridicularizar o próximo, isso não acrescenta em nada”, avalia a acadêmica Júlia Laurentino.

No final da visita, eles se reuniram na Praça do Bibinha e junto com a equipe do setor de voluntariado leram histórias e fizeram ilustrações junto com os jovens pacientes. Para finalizar o encontro, foi entregue às crianças um lápis de aquarela e elas desenharam no rosto e braços dos estudantes como forma de marcar o início de uma nova etapa na vida dos futuros médicos. “Meus pais tinham muito receio dos trotes violentos que existem nas faculdades de Medicina. Eu achei incrível esse trote solidário que, além de fazer bem para a gente, faz bem às crianças. Elas se distraem e nós crescemos muito como pessoas. Eu conto muito com o apoio da faculdade em parceria com o hospital para realizar um sonho, que é ser pediatra”, observa a estudante Pâmela Pecini.

+ Notícias

12/01/2026

Programa de mestrado e doutorado do Pequeno Príncipe alcança nota 6 na Capes

Avaliação coloca a Pós-Graduação em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente entre as melhores do país na área de Medicina II
09/01/2026

Mascote do Pequeno Príncipe será atração no litoral paranaense

A presença dele marcará a participação do Hospital no Verão Maior Paraná 2026
23/12/2025

Hospital integra a Exposição – O Pequeno Príncipe – 80 Anos

Mostra imersiva inaugurada no MIS Experience, em São Paulo, celebra os 80 anos da obra considerada uma das mais lidas do mundo
23/12/2025

2025 no Pequeno Príncipe: dos tamborins às linhas de cuidado

Os marcos, avanços e histórias que mostram como esse ampliou o impacto dentro e fora do Hospital
16/12/2025

Como tratar uma queimadura de água-viva em crianças?

A menor superfície corporal dos pequenos intensifica os efeitos das toxinas liberadas pelos tentáculos do animal
15/12/2025

Crianças do CRPP plantam futuro no Parque Náutico de Curitiba

Iniciativa do Complexo Pequeno Príncipe para fortalecer a biodiversidade e avançar na compensação de emissões de GEEs foi cheia de simbolismo e marcada por descobertas
Ver mais