Transplante de medula óssea em doenças autoimunes é pauta no Pequeno Príncipe - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Transplante de medula óssea em doenças autoimunes é pauta no Pequeno Príncipe

Especialistas apresentam novas perspectivas do assunto aos profissionais da instituição
27/04/2017


Prezando pela atualização contínua dos profissionais, o Hospital Pequeno Príncipe promoveu a palestra “Transplante de medula óssea em doenças autoimunes” nesta quinta-feira, dia 27. Voltada aos médicos, residentes e enfermeiros da instituição, o evento trouxe dois especialistas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCRP-USP), único local no país que realiza esse tipo de transplante.

Após estudos com portadores com esclerose sistêmica, submetidos ao transplante autólogo de células-tronco sanguíneas na Unidade de Transplante de Medula Óssea no HCRP-USP, foi constatada a eficiência desse tratamento. “Quando o paciente não apresenta melhora com o uso de medicações, o transplante pode ser uma alternativa efetiva”, destacou a coordenadora da Unidade de Transplantes para Doenças Autoimunes do HCRP-USP, Maria Carolina Oliveira Rodrigues.

Caracterizada como uma doença autoimune, a esclerose sistêmica pode atingir desde crianças até adultos. O sintoma é a perda de elasticidade e o enrijecimento da pele. Porém, nas formas mais graves, pode ocorrer a falência das funções renal, pulmonar e cardíaca, podendo até levar o paciente à morte.  “Por isso, o sucesso para o transplante é o trabalho conjunto da equipe multidisciplinar”, pontuou a especialista.

De acordo com o médico assistente do Serviço de Transplante de Medula Óssea do HCRP-USP, Luiz Guilherme Darrigo Junior, a incidência de mortalidade da esclerose sistêmica infantojuvenil chega a 10% aos 5 anos, podendo aumentar até a 25% aos 10 anos. “Os medicamentos, em geral, não previnem a evolução da doença, só podem melhorar os sintomas. Como as crianças respondem mais a tratamentos agressivos, o transplante traz ainda mais resultados nessa fase da vida”, finalizou.

+ Notícias

23/12/2025

Hospital integra a Exposição – O Pequeno Príncipe – 80 Anos

Mostra imersiva inaugurada no MIS Experience, em São Paulo, celebra os 80 anos da obra considerada uma das mais lidas do mundo
23/12/2025

2025 no Pequeno Príncipe: dos tamborins às linhas de cuidado

Os marcos, avanços e histórias que mostram como esse ampliou o impacto dentro e fora do Hospital
16/12/2025

Como tratar uma queimadura de água-viva em crianças?

A menor superfície corporal dos pequenos intensifica os efeitos das toxinas liberadas pelos tentáculos do animal
15/12/2025

Crianças do CRPP plantam futuro no Parque Náutico de Curitiba

Iniciativa do Complexo Pequeno Príncipe para fortalecer a biodiversidade e avançar na compensação de emissões de GEEs foi cheia de simbolismo e marcada por descobertas
10/12/2025

Faculdades Pequeno Príncipe celebra 22 anos de excelência na educação e saúde

Unidade educacional do Complexo Pequeno Príncipe já formou mais de dois mil profissionais da área da saúde
08/12/2025

O que fazer em caso de picada de aranha em crianças?

O público infantil é mais vulnerável ao veneno, por isso a atenção aos sintomas deve ser redobrada
Ver mais