Sorvete: consumo moderado não faz mal às crianças - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Sorvete: consumo moderado não faz mal às crianças

Doce indispensável no verão, ele pode fazer parte da rotina alimentar de meninos e meninas, desde que sem exageros
15/01/2020

O sorvete é sempre uma boa pedida nos dias de verão. O doce, não recomendado às crianças menores de 2 anos, pode fazer parte do cardápio de forma moderada. Os picolés à base de frutas, por exemplo, são ideais, pois trazem vitaminas e minerais. Além disso, são menos gordurosos que os cremosos, que muitas vezes podem conter gordura trans.

De acordo com a nutricionista Maria Emília Suplicy, que atua no Hospital Pequeno Príncipe, alguns cuidados são fundamentais para evitar alergias e intoxicações alimentares. “O ideal é procurar por produtos mais naturais, com pouco ou nenhum aditivo ou corante alimentar, que em excesso podem desencadear um processo alérgico na criança”, completa a especialista.

É importante lembrar que o excesso e as coberturas extras, como chantilly, caldas e balas, é que podem fazer mal à garotada no consumo de sorvete. Uma vez por semana é o ideal. Uma dica fundamental é saber a procedência do produto. Opte por marcas conhecidas, assim não se corre o risco de que a água e os ingredientes usados para prepará-lo possam estar contaminados.

Mão na massa
Que tal  preparar o sorvete em casa e ainda contar com a ajuda da criançada? Veja essa dica:

Picolés de iogurteIngredientes:
150 g de iogurte com polpa de fruta sabor morango
2/3 xícara (chá) de leite
2 colheres de chá de pó para milk-shake sabor morango

Modo de fazer:

Misture o iogurte, o leite e o pó para milk-shake. Coloque a mistura nas forminhas para picolés. Tampe e deixe no freezer por no mínimo 12 horas. Depois de 2 horas no freezer, coloque o palito. Na hora de servir, basta mergulhar as forminhas na água morna para tirar da fôrma.

Fonte:
“Hora Feliz –  Cozinhando para as Crianças”, de  Ariadna Ferraz e Dorit Akerman, da Lacerda Editora

+ Notícias

07/04/2026

Dia Mundial da Saúde: Complexo Pequeno Príncipe reforça papel da ciência na saúde infantojuvenil

Com protagonismo do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, instituição integra ensino, assistência e mais de cem estudos para avançar na saúde de crianças e adolescentes
03/04/2026

Hospital Pequeno Príncipe se despede do médico Eurípides Ferreira

Pioneiro na oncologia pediátrica e no transplante de medula óssea, especialista dedicou mais de cinco décadas à instituição e é um dos grandes nomes de sua história
26/03/2026

Por que o sarampo voltou a preocupar?

Mesmo com vacina segura e eficaz disponível, o aumento expressivo de casos reforça a importância da vacinação, principalmente em crianças
25/03/2026

Bate-Bate Coração: projeto inova no cuidado das cardiopatias congênitas

A iniciativa conecta UTIs neonatais regionais ao Hospital Pequeno Príncipe por meio da telemedicina pediátrica
23/03/2026

Início das obras do Hospital-Dia marca primeira etapa do Pequeno Príncipe Norte

Nova unidade integra o projeto de expansão do Complexo Pequeno Príncipe
19/03/2026

Como agir no caso de picada de cobra em crianças?

Os primeiros sintomas geralmente aparecem no local atingido e variam conforme o tipo de veneno
Ver mais