Síndrome de Gianotti-Crosti é causada por vírus e provoca lesões

Notícias

Síndrome de Gianotti-Crosti é causada por vírus e provoca lesões na pele

A doença ganhou notoriedade com o diagnóstico da filha da artista Mandy Moore
04/08/2023
síndrome de Gianotti-Crosti
O Pequeno Príncipe é referência no atendimento ao público infantojuvenil e recebe crianças com a síndrome de Gianotti-Crosti.

A síndrome de Gianotti-Crosti, também chamada de acrodermatite papulosa infantil, é uma doença viral caracterizada por lesões avermelhadas na pele. O pico de incidência ocorre entre 1 e 6 anos de idade, embora possa atingir todas as faixas etárias. A doença ganhou destaque depois que a filha da atriz e cantora Mandy Moore foi diagnosticada com Gianotti-Crosti.

O Pequeno Príncipe é referência no atendimento ao público infantojuvenil e recebe crianças com a síndrome. “A doença não é rara, mas é subnotificada. Por isso, os números de diagnósticos são baixos e, até mesmo, inexistentes”, ressalta a dermatologista e responsável pelo Serviço de Dermatologia do Pequeno Príncipe, Nadia Aparecida Pereira de Almeida.

O que é a síndrome de Gianotti-Crosti?

É a manifestação dermatológica de uma infecção causada por um vírus, como o da hepatite B ou do Epstein-Barr (herpes-vírus humano tipo 4). A doença não é transmissível e pode atingir o paciente mais de uma vez ao longo da vida.

A doença apresenta alguns sinais, como:

  • lesões avermelhadas e bolhas no rosto, nádegas, braços e pernas;
  • infecção das vias aéreas (gripe);
  • febre;
  • dor no estômago; e
  • diarreia.

As lesões não causam dor, mas provocam desconforto. “Elas podem se desenvolver e gerar crostas no local da vermelhidão, causando coceiras. Alguns medicamentos recomendados por um pediatra de confiança podem ser utilizados para aliviar esse sintoma. Além do uso de cremes hidratantes à base de água para melhorar as características da pele e o ressecamento”, recomenda a médica.

Muitas vezes, a doença é confundida com outras condições que apresentam os mesmos sinais da Gianotti-Crosti. Por isso, é importante que aos primeiros sintomas os pais ou responsáveis procurem um pediatra. Por ser uma infecção viral, não há como prevenir. A boa notícia é que a síndrome tem cura e desaparece em poucas semanas.

Serviço de Dermatologia

O Serviço de Dermatologia do Hospital Pequeno Príncipe oferece atendimento a crianças e adolescentes por meio de consultas e participa do trabalho multiprofissional da instituição, com atendimento aos pacientes internados. A especialidade médica atua no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças relacionadas à pele, como a síndrome de Gianotti-Crosti e também dermatite atópica, dermatite seborreica, doenças genéticas, micoses, verrugas, entre outras.

  • Confira, no vídeo a seguir, mais detalhes sobre a síndrome de Gianotti-Crosti:

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Saúde e Bem-Estar (ODS 3).

Acompanhe também as redes sociais do Hospital Pequeno Príncipe (FacebookInstagram, LinkedIn, X, YouTube e TikTok) e fique por dentro de informações de qualidade!

+ Notícias

02/02/2026

Vírus Nipah em crianças: riscos, sintomas e formas de prevenção

De acordo com o Ministério da Saúde, a doença não apresenta risco para o Brasil e tem potencial baixo para uma nova pandemia
27/01/2026

Como identificar sinais de ansiedade na volta às aulas?

Perceber as mudanças emocionais e comportamentais é o primeiro passo para apoiar crianças e adolescentes nesse recomeço
20/01/2026

Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe é nota máxima no ENAMED

De 350 instituições brasileiras que oferecem o curso, apenas 49 são conceito 5
19/01/2026

Quais são os riscos de acidentes por contato com lagartas em crianças?

O contato com as cerdas pontiagudas desses insetos faz com que o veneno contido seja injetado na pele
12/01/2026

Programa de mestrado e doutorado do Pequeno Príncipe alcança nota 6 na Capes

Avaliação coloca a Pós-Graduação em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente entre as melhores do país na área de Medicina II
09/01/2026

Mascote do Pequeno Príncipe será atração no litoral paranaense

A presença dele marcará a participação do Hospital no Verão Maior Paraná 2026
Ver mais