Setor de Educação e Cultura utiliza a poesia para promover experiências interativas às crianças do Pequeno Príncipe - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Setor de Educação e Cultura utiliza a poesia para promover experiências interativas às crianças do Pequeno Príncipe

Em mais uma edição do projeto Cirandas do Saber, pacientes foram estimulados a construir uma ponte entre o mundo da fantasia e o real
13/10/2017
O projeto Cirandas do Saber, do Setor de Educação e Cultura (EDUC) do Hospital Pequeno Príncipe, teve início em 2011.

A poesia contribui para a formação do imaginário, do simbólico e da criatividade. Por conta disso, o Setor de Educação e Cultura (EDUC) do Hospital Pequeno Príncipe promove, através do projeto Cirandas do Saber, encontros com o objetivo de atrair o gosto pela leitura, exploração de poemas e criação de ritmos e rimas.

A atividade realizada na quarta-feira, dia 11, trouxe experiências interativas às crianças e seus familiares, mexendo com o imaginário, levando-os a expressar sentimentos, descobrindo que podem brincar com as palavras. “É um momento único estar aqui, todo tempo é hora de trocas de experiências e conhecimentos. É o espaço ideal para aprender e ensinar”, comenta a professora de Língua Portuguesa Itamara Pebers.

Interessados e participativos, os pacientes e responsáveis fizeram perguntas sobre as poesias, como são feitas e quem as criou. “Minha filha gosta de estudar e brincar. Quando passam para avisar as atividades do dia, ela já fica toda animada e pede para ir em todas. E para ela, é muito importante vir, ela fica muito mais feliz”, comenta Suzana Gonçalvez, mãe da paciente Laine Gonçalvez.

Difusão de saberes
O projeto Cirandas do Saber, do Setor de Educação e Cultura (EDUC) do Hospital Pequeno Príncipe, teve início em 2011. Os encontros acontecem periodicamente, conduzidos pelos educadores da equipe, com o intuito de levar conhecimento para os pais e pacientes em diversos temas, como história, cultura, língua, geografia, saúde e bem-estar.

+ Notícias

25/02/2026

Como diferenciar o bicho-de-pé e o bicho geográfico?

Saber identificá-los evita complicações, infecções e dor desnecessária
24/02/2026

Nota de repúdio à decisão do TJ-MG

O Hospital Pequeno Príncipe, há mais de cem anos, atua pela defesa da proteção integral de crianças e adolescentes
18/02/2026

Dieta cetogênica no controle da epilepsia

Estratégia nutricional terapêutica ajuda a reduzir crises em crianças com quadros de difícil controle
09/02/2026

Bebê engasgado: como agir?

Reconhecer os sinais e aplicar corretamente as manobras é fundamental enquanto o serviço de emergência não chega
02/02/2026

Vírus Nipah em crianças: riscos, sintomas e formas de prevenção

De acordo com o Ministério da Saúde, a doença não apresenta risco para o Brasil e tem potencial baixo para uma nova pandemia
27/01/2026

Como identificar sinais de ansiedade na volta às aulas?

Perceber as mudanças emocionais e comportamentais é o primeiro passo para apoiar crianças e adolescentes nesse recomeço
Ver mais