Setor de Educação e Cultura promove oficina de origami para estimular a criatividade das crianças e adolescentes do Pequeno Príncipe
As mãos de pacientes e familiares se uniram para montar dobraduras de papéis nessa terça-feira, dia 24. O Setor de Educação e Cultura (EDUC) do Hospital Pequeno Príncipe promoveu, por meio do projeto Cirandas do Saber, uma atividade criativa e desafiadora de origami, que auxiliou na aprendizagem das crianças e adolescentes em tratamento na instituição.
A ação contou com uma participação muito especial: o pai de um paciente internado no Pequeno Príncipe, o engenheiro Luis Eduardo Schuster, ficou responsável por desenvolver a atividade. “Hoje estou realizado e feliz. Precisei estudar e encontrar alternativas para trazer algo diferente para os meninos e meninas, pois atender todas as faixas etárias em uma mesma oficina foi algo muito desafiador. Mas hoje, quando vi o sorriso das crianças, pude tirar uma lição completa”, comentou.
O origami é uma arte que consiste em obter representações de seres e objetos por meio de dobraduras de papel. A atividade trouxe experiências interativas aos pacientes e seus familiares, com caráter lúdico, que contribuiu para a visão subjetiva do mundo das crianças e dos adolescentes, desenvolvimento da inteligência espacial, atenção, paciência, memória e imaginação. “A importância dessa temática é que por meio da brincadeira, do lúdico, é possível aprender a concentração, a criatividade, coordenação motora, sequência lógica e obtenção de conhecimentos geométricos”, observou Schuster.
A paciente Ariadne Karoly Carli, 16 anos, foi um dos destaques da ação. A menina, que tem deficiência visual, mostrou uma coordenação motora apurada, sendo a participante que fez mais peças de origami. “Foi muito legal participar. Tive dificuldade para conseguir, mas com paciência e jeito, deu tudo certo”, comenta.
O projeto Cirandas do Saber, do Setor de Educação e Cultura (EDUC) do Hospital Pequeno Príncipe, teve início em 2011. Os encontros acontecem periodicamente, conduzidos pelos educadores da equipe, com o intuito de levar conhecimento para os pais e pacientes em diversos temas, como história, cultura, língua, geografia, saúde e bem-estar.