Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e YouTube.
Secretário de Desenvolvimento Social e Família visita o Hospital
O Hospital Pequeno Príncipe recebeu nesta terça-feira, dia 26, a visita do secretário de Estado do Desenvolvimento Social e Família (SEDEF), Rogério Carboni. O encontro com o diretor-corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro Carneiro, reforçou a soma de esforços em torno do interesse prioritário da criança.
A instituição filantrópica foi reeleita representante da sociedade civil no Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paraná (CEDCA/PR), que está vinculado a SEDEF. A eleição realizada no dia 30 de agosto contou com votos de organizações não governamentais, que elegeram outras 11 instituições para representarem a sociedade civil no conselho em defesa e promoção dos direitos das crianças e adolescentes.
O secretário agradeceu a participação do Pequeno Príncipe no pleito e parabenizou o hospital que desde 2004 compõe o CEDCA. “Além de agradecer, viemos dizer que estamos de portas abertas para intensificar o debate para que a gente avance em relação as políticas públicas destinadas a crianças e adolescentes”, disse Carboni.
Representatividade do Pequeno Príncipe
A participação da instituição no CEDCA marca sua inserção formal no sistema de garantia de direitos. O Hospital tem um compromisso histórico na defesa dos interesses de crianças e adolescentes, e ter sido reeleito é um reconhecimento desse papel social desempenhado.
“O nosso propósito maior é o interesse prioritário da criança, que parte de perspectivas diferentes: a do Estado com sua política e da sociedade civil com as suas pautas, que muitas vezes parecem ser divergentes, mas que na verdade, não são. Precisamos trabalhar para atingir esse equilíbrio na convergência de propósito”, considera a assessora de diretoria, Thelma Alves de Oliveira.
O diretor-corporativo do Complexo, reafirmou o compromisso da instituição com a missão de proteger crianças e adolescentes. “Precisamos destacar o fato de sermos uma instituição filantrópica centenária, que apesar do subfinanciamento do Sistema Único de Saúde, oferecemos acesso à saúde integral, humanizada e com equidade, assegurando os direitos fundamentais dos nossos pacientes”, finalizou.
O CEDCA
O conselho é um espaço de controle, execução, fiscalização e deliberação de políticas para a infância e adolescência. É composto de maneira paritária por representantes indicados pelo Governo do Estado do Paraná e representantes eleitos das organizações não governamentais, como o Pequeno Príncipe.
Desde 1991, o CEDCA atua garantindo os direitos da população infantojuvenil. As reuniões para formulação, deliberação e controle de ações são realizadas mensalmente e abertas à comunidade. Entre os projetos aprovados recentemente está o Pelo Direito à Vida III. Por meio dele, é possível a captação de recursos pelo Pequeno Príncipe pela doação do Imposto de Renda feita por pessoas físicas e jurídicas que reconhecem o trabalho de referência realizado pelo Hospital em favor da saúde infantojuvenil.
O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Paz, Justiça e Instituições Eficazes (ODS 16) e Parcerias e Meios de Implementação (ODS 17).