Rotina de higiene bucal é essencial para a saúde de crianças e adolescentes - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Rotina de higiene bucal é essencial para a saúde de crianças e adolescentes

Especialista do Hospital Pequeno Príncipe reforça que o cuidado desde a Primeira Infância contribui para evitar problemas futuros
29/10/2021
O Hospital Pequeno Príncipe reforça a importância da rotina da higiene bucal para evitar problemas futuros.

Dados do SB Brasil, maior levantamento de saúde bucal do país, apontam que 6% das crianças de 5 anos já apresentam alterações gengivais. Essas condições estão relacionadas com a presença de biofilme bacteriano, ocasionado pela higiene bucal irregular ou insuficiente. O Hospital Pequeno Príncipe reforça a importância da rotina desse hábito, tendo em vista que a sua ausência ou má execução pode acarretar no surgimento de vários problemas, como cárie, gengivite e halitose.

Segundo o cirurgião dentista André Vieira de Souza, do Hospital Pequeno Príncipe, a rotina de higiene bucal das crianças precisa começar desde cedo, já com o intuito de reduzir o aparecimento de cáries. “Recomenda-se iniciar os cuidados antes mesmo dos 6 meses e da erupção dos primeiros dentes de ‘leite’. Nesse período, o ideal é o uso de gaze umedecida em água filtrada, passando em todo o interior da boca, suavemente e em movimentos circulares, limpando a língua, bochecha e gengiva”, explica.

Com o avanço da idade, outras opções também podem ser adaptadas para as crianças. “A partir dos 3 meses de idade, os pais podem usar uma dedeira própria para a limpeza da boca, ao passo que entre 8 a 10 meses, com os dentes já evidenciados, pode-se iniciar o uso da escova e do creme dental fluoretado, com orientação de um especialista”, adiciona o cirurgião dentista.

Para os pré-escolares, a figura dos pais ou responsáveis é de extrema importância para a conscientização quando se trata de uma boa higiene bucal. Atividades lúdicas educativas, como desenhos, gravuras e histórias que ilustram ações para a saúde da boca, estimulam as crianças e podem tornar o momento mais descontraído, ajudando na implementação gradativa de uma rotina.

Em decorrência da pandemia do coronavírus, muitas crianças tiveram hábitos completamente modificados e passaram a ter, em casa, um acesso mais fácil à comida. “Ao permanecer mais tempo em casa, elas passaram a negligenciar a higiene bucal, consumindo mais alimentos açucarados ao decorrer do dia. Além de preferir alimentos mais saudáveis, uma dica é escolher um horário do dia para as guloseimas, não esquecendo da higienização dental logo em seguida”, orienta o especialista.

Odontologia no Pequeno Príncipe

Desde 2004, o Pequeno Príncipe conta com atendimento odontológico complementar para o cuidado às crianças e aos adolescentes que fazem acompanhamento ou que estão internados na instituição. A iniciativa oferece atividades curativas, preventivas e educativas humanizadas, com o intuito de prevenir o aparecimento de doenças ou evitar a evolução de problemas bucais que podem afetar o quadro clínico dos pacientes da instituição. Até 2006, a iniciativa era voluntária e não abrangia a todas especialidades. A partir do mesmo ano, o consultório foi oficializado como um Serviço de Odontologia da instituição.

 

+ Notícias

23/12/2025

Hospital integra a Exposição – O Pequeno Príncipe – 80 Anos

Mostra imersiva inaugurada no MIS Experience, em São Paulo, celebra os 80 anos da obra considerada uma das mais lidas do mundo
23/12/2025

2025 no Pequeno Príncipe: dos tamborins às linhas de cuidado

Os marcos, avanços e histórias que mostram como esse ampliou o impacto dentro e fora do Hospital
16/12/2025

Como tratar uma queimadura de água-viva em crianças?

A menor superfície corporal dos pequenos intensifica os efeitos das toxinas liberadas pelos tentáculos do animal
15/12/2025

Crianças do CRPP plantam futuro no Parque Náutico de Curitiba

Iniciativa do Complexo Pequeno Príncipe para fortalecer a biodiversidade e avançar na compensação de emissões de GEEs foi cheia de simbolismo e marcada por descobertas
10/12/2025

Faculdades Pequeno Príncipe celebra 22 anos de excelência na educação e saúde

Unidade educacional do Complexo Pequeno Príncipe já formou mais de dois mil profissionais da área da saúde
08/12/2025

O que fazer em caso de picada de aranha em crianças?

O público infantil é mais vulnerável ao veneno, por isso a atenção aos sintomas deve ser redobrada
Ver mais