Projeto premiado garante a produção de chás para os pacientes do Pequeno Príncipe - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Projeto premiado garante a produção de chás para os pacientes do Pequeno Príncipe

Por meio da iniciativa batizada como Compostar, que recebeu o Prêmio Amigo do Meio Ambiente em 2020, a instituição se dedica ao cultivo de ervas medicinais 100% naturais, que auxiliam no tratamento das crianças e adolescentes
19/02/2021
Os chás disponibilizados no Pequeno Príncipe auxiliam na melhora da qualidade do sono de crianças e adolescentes atendidos no Hospital, além de diminuir a ansiedade e a agitação, pois funcionam como calmantes naturais, entre outros benefícios.

O Pequeno Príncipe acredita que um meio ambiente saudável é fundamental para as pessoas também serem saudáveis. Partindo dessa convicção, o Hospital desenvolve iniciativas voltadas para a sustentabilidade ambiental. Entre elas, destaca-se, por exemplo, o Projeto Compostar, que transforma resíduos orgânicos crus em adubo.

A partir desse projeto, que recebeu em 2020  o Prêmio Amigo do Meio Ambiente, o Pequeno Príncipe se dedica ao cultivo de ervas medicinais 100% naturais, ou seja, que dispensam o uso de fertilizantes para crescerem viçosas e longe de pragas. A plantação é realizada no local onde será construído o Pequeno Príncipe Norte, no Bacacheri. Após a colheita, essas plantas retornam ao Hospital, mais precisamente ao Serviço de Nutrição e Dietética, para as colaboradoras prepararem os chás a serem servidos aos pacientes internados.

Os chás naturais trazem benefícios para a saúde. Eles auxiliam na melhora da qualidade do sono de crianças e adolescentes atendidos no Hospital, além de diminuir a ansiedade e a agitação, pois funcionam como calmantes naturais, entre outros benefícios.

Os chás trazem benefícios aos adolescentes.

Separação dos resíduos
Tudo começa na Cozinha do Hospital. A produção de refeições destinadas para pacientes, acompanhantes e colaboradores gera uma grande quantidade de resíduos diariamente. A equipe do Setor de Nutrição e Dietética da instituição se dedica ao reaproveitamento desses resíduos crus, destinando-os para a compostagem. Ao fim da produção das refeições, as profissionais armazenam os resíduos em bombonas de 200 litros, que são enviadas para a composteira.

Entre os materiais orgânicos reaproveitados estão: cascas de frutas, verduras, legumes, cascas de ovos e borras de café. A coleta dos resíduos é realizada em parceria com a Associação Eunice Weaver do Paraná (AEW-PR).

Adubagem e cultivo de ervas
Os materiais enviados para a composteira viram adubo em aproximadamente três meses e são utilizados para o cultivo de plantas do jardim e de ervas medicinais usadas para os chás. Esse processo também gera um biofertilizante, que, juntamente com o adubo, fortalece o sistema imunológico das mudas plantadas, deixando-as mais resistentes às pragas e doenças.

As ervas medicinais cultivadas são enviadas ao Pequeno Príncipe e preparadas pelas colaboradoras da Cozinha, com amor e cuidado, para que os princípios ativos encontrados nas plantas não se percam durante esse processo. As profissionais utilizam recipientes específicos, tanto para a preparação como para o armazenamento do chá, que é feito para consumo diário dos pacientes.

Proporcionando bem-estar, saúde e acolhimento, os chás preparados – de camomila, capim-limão, erva-cidreira e hortelã – são servidos na ceia às crianças e adolescentes.

O projeto

  • Em 2019, 14 toneladas de materiais orgânicos foram reciclados e utilizados como adubo para plantas e chás.
  • Mensalmente, são enviados para o Hospital Pequeno Príncipe 9,5 kg de ervas frescas, que rendem 40 litros de chá por dia, servidos para quase três mil pacientes.

+ Notícias

23/12/2025

Hospital integra a Exposição – O Pequeno Príncipe – 80 Anos

Mostra imersiva inaugurada no MIS Experience, em São Paulo, celebra os 80 anos da obra considerada uma das mais lidas do mundo
23/12/2025

2025 no Pequeno Príncipe: dos tamborins às linhas de cuidado

Os marcos, avanços e histórias que mostram como esse ampliou o impacto dentro e fora do Hospital
16/12/2025

Como tratar uma queimadura de água-viva em crianças?

A menor superfície corporal dos pequenos intensifica os efeitos das toxinas liberadas pelos tentáculos do animal
15/12/2025

Crianças do CRPP plantam futuro no Parque Náutico de Curitiba

Iniciativa do Complexo Pequeno Príncipe para fortalecer a biodiversidade e avançar na compensação de emissões de GEEs foi cheia de simbolismo e marcada por descobertas
10/12/2025

Faculdades Pequeno Príncipe celebra 22 anos de excelência na educação e saúde

Unidade educacional do Complexo Pequeno Príncipe já formou mais de dois mil profissionais da área da saúde
08/12/2025

O que fazer em caso de picada de aranha em crianças?

O público infantil é mais vulnerável ao veneno, por isso a atenção aos sintomas deve ser redobrada
Ver mais