Acompanhe também as redes sociais do Hospital Pequeno Príncipe (Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube e TikTok) e fique por dentro de informações de qualidade!
Projeto Amigo Bicho e os benefícios dos animais na hospitalização
Há muitas formas de ser voluntário, e uma delas envolve a companhia de um animal de estimação. O Projeto Amigo Bicho, pioneiro em serviços assistidos por animais em hospitais no Paraná, voltou a trazer seus cães e gatos para o Hospital Pequeno Príncipe. O retorno dessa parceria no mês em que se comemora o Dia do Voluntário Paranaense reforça o poder transformador desse trabalho especial. Por meio dele, momentos de alegria e leveza são proporcionados aos pacientes, familiares e profissionais.
“O vínculo desenvolvido com os animais, mesmo em um curto espaço de tempo, é profundo e intenso. Os bichinhos trazem conforto e tranquilidade, permitindo que os pacientes interajam e brinquem. Isso fortalece a vitalidade deles e proporciona momentos de afeto e suporte”, realça a gerente do Setor de Voluntariado do Hospital Pequeno Príncipe, Rita Lous. As visitas duram, em média, uma hora e são realizadas conforme o calendário preestabelecido.
Quais são os benefícios dos animais na hospitalização?
Estudos comprovam que o contato com cães e gatos estimula a produção de hormônios como endorfina e adrenalina, fundamentais para a melhora física e emocional. Em médio e longo prazo, os pacientes podem experimentar benefícios como melhora na socialização, comunicação, memória, concentração, autoestima e estabelecimento de vínculos afetivos.
“As crianças interagem de uma forma muito rápida, e a conexão é imediata com o animal. E essa mudança de foco e de humor faz com que a resposta do organismo seja melhor. Nesse sentido, favorece a imunidade, a interação social e com as equipes de saúde. E o mais legal é que nas crianças isso perdura e, em muitos casos, elas falam por semanas dos bichinhos”, explica a veterinária e idealizadora do Projeto Amigo Bicho, Letícia Castanho.
Como é o caso da Ana Júlia de Oliveira Caldas, de 5 anos, que se encantou com os bichinhos enquanto esteve internada pelo Serviço de Neurocirurgia. “Foi muito maravilhoso ver o sorriso no rosto da minha filha. E não só ela, mas todas as crianças felizes. No dia seguinte da visita, ela teve alta. E, mesmo assim, conta deles e lembra o nome de todos os animais. Estar no hospital não é uma fase fácil de passar, tanto para as crianças como para nós. Então, momentos assim fazem a diferença”, compartilha a mãe, Ane Caroline de Oliveira.
Projeto Amigo Bicho
Criado em 2005, o Projeto Amigo Bicho nasceu de uma experiência pessoal de Letícia, que, ao acompanhar a doença do pai no hospital, sentiu a necessidade de proporcionar o conforto dos animais nesses ambientes. A iniciativa foi pioneira em hospitais no Paraná. E o Pequeno Príncipe foi o primeiro hospital de Curitiba visitado. Ao longo dos anos, o projeto cresceu e hoje conta com 65 voluntários e beneficia mais de sete mil pacientes por ano.
“Para o projeto, é uma alegria muito grande poder retornar ao Pequeno Príncipe. Sabemos dos benefícios que os cães e gatos oferecem para pacientes internados. Então, poder levar esses momentos de alegria e relaxamento é muito gratificante. Nosso coração transborda de alegria”, complementa Letícia.
Além de doar carinho e atenção, os cães e gatos passam por um rigoroso processo de seleção. Primeiramente, eles precisam gostar de interagir com pessoas desconhecidas, relacionar-se bem com outros animais e estar confortáveis em ambientes movimentados e com barulhos. Ainda mais, devem ser castrados e ter as vacinas, antipulgas, vermífugos e saúde em dia. Por fim, todo o processo é acompanhado por uma equipe multidisciplinar que avalia o bem-estar dos animais de forma contínua.
Fique atento!
Se você tem um animal de estimação e pensa em voluntariar-se, é importante saber que o Hospital Pequeno Príncipe recebe apenas os animais selecionados pelo Projeto Amigo Bicho. A seleção de novos voluntários será divulgada no Instagram do projeto.
- Veja também – Como ser voluntário do Hospital Pequeno Príncipe
O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. E a iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3: Saúde e Bem-Estar (ODS 3) e Parcerias e Meios de Implementação (ODS 17).