Programa Primeiríssima Infância compartilha informações e cuidados para o desenvolvimento de bebês - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Programa Primeiríssima Infância compartilha informações e cuidados para o desenvolvimento de bebês

Essa troca acontece por meio de oficinas como as de musicalização, relaxamento e brincadeiras
19/01/2022
Na primeiríssima infância é que se constrói uma das mais importantes bases para o crescimento de meninos e meninas.

O período que compreende a gestação até os 3 anos de idade, também conhecido como primeiríssima infância, é considerado o mais importante para o desenvolvimento do ser humano. Nessa fase é que se constrói uma das mais importantes bases para o crescimento de meninos e meninas, o vínculo entre eles e seus cuidadores que exerce bastante influência nas demais etapas de desenvolvimento dessa criança e desse futuro adulto.

O vínculo acontece por meio de estímulos, brincadeiras e comunicação que os pais precisam ter diariamente com o bebê. Para incentivar ainda mais esses cuidados, o Hospital Pequeno Príncipe conta com o Programa Primeiríssima Infância, que compartilha essas informações com pais e responsáveis de pacientes de 0 a 3 anos, durante o período de internamento na instituição. Só em 2021, o programa realizou mais de 1.100 atendimentos.

O Programa Primeiríssima Infância oferece uma troca de informações com os pais.

“As oficinas foram muito importantes no período que ficamos internados, até para fortalecer nosso vínculo de mãe e filho. Eu aprendi a fazer a massagem da shantala no meu filho, a cantar, a ler para ele e a brincar. É um momento nosso”, conta Natali da Luz Stelle, mãe do pequeno Ayron Gabriel, de 1 ano e 4 meses, que faz acompanhamento no maior hospital pediátrico do país desde o seu nascimento e que é um dos beneficiados pelo Programa Primeiríssima Infância. Essa troca de informações com os pais acontece por meio de diversas oficinas como as de musicalização, relaxamento, brinquedos e brincadeiras, shantala e leitura.

A coordenadora do Núcleo de Humanização do Pequeno Príncipe, Maria Gloss, reforça que esses cuidados na primeiríssima infância garantem um desenvolvimento em sua máxima potencialidade e são importantes para construir alicerces para a vida adulta. “Por meio do programa, durante o período de internamento as famílias passam a compreender melhor quem é esse sujeito sob sua responsabilidade, como o bebê se desenvolve, quais os estímulos mais adequados, além de conversarmos sobre a importância do papel de mãe e de pai, independentemente de serem exercidos ou não pelos biológicos, a importância da amamentação, da alimentação e do brincar. Nós também buscamos levar todas essas informações para os colaboradores da instituição que também têm em casa crianças na faixa etária de 0 a 3 anos e gestantes”, enfatiza.

Estímulo faz a diferença

O estímulo é essencial desde a primeiríssima infância.

– Brinque com a criança e a deixe livre para se movimentar.

– Garanta acesso a um ambiente seguro e acolhedor.

– Proporcione carinho, conversas e uma convivência saudável.

– Aproveite o momento da troca da fralda, do banho, da hora da alimentação para demonstrar afeto.

– Conecte-se com a criança, busque um tempinho no dia para falar com ela sobre o dia, escutar e se interessar por suas coisas.

Saiba mais – Por meio do projeto Saber + Participar Melhor, o Pequeno Príncipe busca a disseminação do conhecimento com o auxílio de cartilhas com informações para pais e pacientes. Clique aqui e confira o manual sobre a primeira infância.

Acompanhe também as redes sociais do Hospital Pequeno Príncipe (FacebookInstagram, LinkedIn, X, YouTube e TikTok) e fique por dentro de informações de qualidade!

+ Notícias

23/12/2025

Hospital integra a Exposição – O Pequeno Príncipe – 80 Anos

Mostra imersiva inaugurada no MIS Experience, em São Paulo, celebra os 80 anos da obra considerada uma das mais lidas do mundo
23/12/2025

2025 no Pequeno Príncipe: dos tamborins às linhas de cuidado

Os marcos, avanços e histórias que mostram como esse ampliou o impacto dentro e fora do Hospital
16/12/2025

Como tratar uma queimadura de água-viva em crianças?

A menor superfície corporal dos pequenos intensifica os efeitos das toxinas liberadas pelos tentáculos do animal
15/12/2025

Crianças do CRPP plantam futuro no Parque Náutico de Curitiba

Iniciativa do Complexo Pequeno Príncipe para fortalecer a biodiversidade e avançar na compensação de emissões de GEEs foi cheia de simbolismo e marcada por descobertas
10/12/2025

Faculdades Pequeno Príncipe celebra 22 anos de excelência na educação e saúde

Unidade educacional do Complexo Pequeno Príncipe já formou mais de dois mil profissionais da área da saúde
08/12/2025

O que fazer em caso de picada de aranha em crianças?

O público infantil é mais vulnerável ao veneno, por isso a atenção aos sintomas deve ser redobrada
Ver mais