Programa Cores: bem-estar físico e emocional aos profissionais

Notícias

Bem-estar físico e emocional dos profissionais também é prioridade

O Programa Cores – Controle e Redução de Estresse é uma iniciativa pioneira do Pequeno Príncipe que oferece atividades gratuitas aos colaboradores
18/08/2023
Programa Cores
O Programa Cores teve início em agosto de 2001 e é uma iniciativa pioneira no Paraná.

O Pequeno Príncipe é referência em saúde de crianças e adolescentes. Mas o cuidado que a instituição tem com os pacientes é estendido aos colaboradores. O Programa Cores – Controle e Redução de Estresse oferece aos profissionais atividades de bem-estar físico e emocional.  Entre elas, reiki, auriculoterapia, massagem, orientação nutricional e psicológica, além de ginástica laboral.

A iniciativa, que teve início em agosto de 2001, é pioneira no Paraná e é pautada pela humanização e cuidado. O objetivo é proporcionar mais qualidade de vida aos colaboradores. Para a coordenadora da Central de Atendimento ao Colaborador Pequeno Príncipe (CAC PP), Susiane Artuzi Mota e Silva, a atenção oferecida vai além do ambiente profissional.

“A nossa intenção é cuidar de quem cuida. Os colaboradores do Hospital têm uma rotina corrida e muitas vezes acabam esquecendo de cuidar de si mesmos. Eu admiro o Programa Cores e tudo o que ele possibilita aos profissionais”, afirma a coordenadora.

Bem-estar proporcionado aos profissionais

A supervisora da recepção do Ambulatório SUS I do Pequeno Príncipe, Alessandra Pelozato Ferreira Alexandre, conheceu o reiki por meio de uma amiga. “Marquei minha primeira sessão só para conhecer e gostei. Agora faço reiki uma vez por semana e sempre saio relaxada e com a alma leve”, compartilha.

A técnica japonesa utiliza a transmissão de energia por meio da imposição das mãos e tem o alívio da ansiedade como um dos benefícios. “É muito interessante o Hospital oferecer essa programação para os profissionais, pois nem sempre temos tempo de olhar para nós. E esse é um momento que reservamos para o nosso bem-estar”, complementa a supervisora.

Programa Cores
A profissional Alessandra Pelozato Ferreira Alexandre realiza o reiki há cerca de oito meses.

Programação especial

Em comemoração aos 22 anos do Programa Cores, o Pequeno Príncipe promoverá aos profissionais uma programação especial, com atividades de massagem, reiki, auriculoterapia, hidratação facial, design de sobrancelha, corte e escova, argiloterapia, shiatsu, ioga e dermaplaning. Além de uma palestra sobre inteligência emocional e grupos alimentares.

  • Confira, no vídeo a seguir, outras histórias impactadas pelo Programa Cores:

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Saúde e Bem-Estar (ODS 3) e Trabalho Decente e Crescimento Econômico (ODS 8).

Acompanhe também as redes sociais do Hospital Pequeno Príncipe (FacebookInstagram, LinkedIn, X, YouTube e TikTok) e fique por dentro de informações de qualidade!

+ Notícias

23/12/2025

Hospital integra a Exposição – O Pequeno Príncipe – 80 Anos

Mostra imersiva inaugurada no MIS Experience, em São Paulo, celebra os 80 anos da obra considerada uma das mais lidas do mundo
23/12/2025

2025 no Pequeno Príncipe: dos tamborins às linhas de cuidado

Os marcos, avanços e histórias que mostram como esse ampliou o impacto dentro e fora do Hospital
16/12/2025

Como tratar uma queimadura de água-viva em crianças?

A menor superfície corporal dos pequenos intensifica os efeitos das toxinas liberadas pelos tentáculos do animal
15/12/2025

Crianças do CRPP plantam futuro no Parque Náutico de Curitiba

Iniciativa do Complexo Pequeno Príncipe para fortalecer a biodiversidade e avançar na compensação de emissões de GEEs foi cheia de simbolismo e marcada por descobertas
10/12/2025

Faculdades Pequeno Príncipe celebra 22 anos de excelência na educação e saúde

Unidade educacional do Complexo Pequeno Príncipe já formou mais de dois mil profissionais da área da saúde
08/12/2025

O que fazer em caso de picada de aranha em crianças?

O público infantil é mais vulnerável ao veneno, por isso a atenção aos sintomas deve ser redobrada
Ver mais