Primeira turma de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe inicia internato no Hospital
Esta semana marcou o início do internato de Pediatria do curso de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe. As oito estudantes do nono período integram a primeira turma do curso, que iniciou em 2013, e farão um estágio supervisionado e in loco no Hospital Pequeno Príncipe, com aulas práticas e acompanhamento da rotina hospitalar.
As alunas foram recebidas pelo diretor corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro; pelo diretor técnico do Hospital, Donizetti Dimer Giamberardino Filho; e pelo vice-diretor técnico e coordenador de ensino, Victor Horácio de Souza Costa Junior. Elas puderam conhecer um pouco melhor a instituição e as particularidades que a Pediatria prevê.
Em sua apresentação, o diretor corporativo do Complexo reforçou a importância da cultura da empatia, que faz parte da história do Pequeno Príncipe e permitiu que o Hospital chegasse aos 99 anos com o apoio da sociedade e de parceiros. Mas ele também lembrou da preocupação com a sustentabilidade econômico-financeira, um desafio para uma instituição do porte do Pequeno Príncipe, que destina 70% da sua capacidade para o atendimento via Sistema Único de Saúde (SUS).
Além disso, Carneiro destacou que a Pediatria tem muitas particularidades. “Uma delas é que precisamos entender que quando as mães chegam com seus filhos a um hospital, elas sempre têm a razão delas, e precisamos acolhê-las e respeitá-las, para conseguir iniciar o tratamento”, ressaltou.
Giamberardino Filho também abordou as especificidades do dia a dia da especialidade. “Uma das principais delas é que o pediatra não atende somente o paciente, mas toda a sua família. Por isso, é muito importante que tenhamos um olhar humanizado no cuidado de cada menino e menina”, observou o diretor técnico do Hospital. “Hoje, damos as boas-vindas a vocês e esperamos que o internato seja um período de muito aprendizado no campo da Pediatria”, completou.