Primeira turma de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe inicia internato no Hospital - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Primeira turma de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe inicia internato no Hospital

Com uma metodologia diferenciada, que trabalha com pequenos grupos de aprendizagem, oito estudantes passam a ter aulas de Pediatria na instituição
11/07/2018

Esta semana marcou o início do internato de Pediatria do curso de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe. As oito estudantes do nono período integram a primeira turma do curso, que iniciou em 2013, e farão um estágio supervisionado e in loco no Hospital Pequeno Príncipe, com aulas práticas e acompanhamento da rotina hospitalar.

As alunas foram recebidas pelo diretor corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro; pelo diretor técnico do Hospital, Donizetti Dimer Giamberardino Filho; e pelo vice-diretor técnico e coordenador de ensino, Victor Horácio de Souza Costa Junior. Elas puderam conhecer um pouco melhor a instituição e as particularidades que a Pediatria prevê.

Em sua apresentação, o diretor corporativo do Complexo reforçou a importância da cultura da empatia, que faz parte da história do Pequeno Príncipe e permitiu que o Hospital chegasse aos 99 anos com o apoio da sociedade e de parceiros. Mas ele também lembrou da preocupação com a sustentabilidade econômico-financeira, um desafio para uma instituição do porte do Pequeno Príncipe, que destina 70% da sua capacidade para o atendimento via Sistema Único de Saúde (SUS).

Além disso, Carneiro destacou que a Pediatria tem muitas particularidades. “Uma delas é que precisamos entender que quando as mães chegam com seus filhos a um hospital, elas sempre têm a razão delas, e precisamos acolhê-las e respeitá-las, para conseguir iniciar o tratamento”, ressaltou.

Giamberardino Filho também abordou as especificidades do dia a dia da especialidade. “Uma das principais delas é que o pediatra não atende somente o paciente, mas toda a sua família. Por isso, é muito importante que tenhamos um olhar humanizado no cuidado de cada menino e menina”, observou o diretor técnico do Hospital. “Hoje, damos as boas-vindas a vocês e esperamos que o internato seja um período de muito aprendizado no campo da Pediatria”, completou.

+ Notícias

02/02/2026

Vírus Nipah em crianças: riscos, sintomas e formas de prevenção

De acordo com o Ministério da Saúde, a doença não apresenta risco para o Brasil e tem potencial baixo para uma nova pandemia
27/01/2026

Como identificar sinais de ansiedade na volta às aulas?

Perceber as mudanças emocionais e comportamentais é o primeiro passo para apoiar crianças e adolescentes nesse recomeço
20/01/2026

Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe é nota máxima no ENAMED

De 350 instituições brasileiras que oferecem o curso, apenas 49 são conceito 5
19/01/2026

Quais são os riscos de acidentes por contato com lagartas em crianças?

O contato com as cerdas pontiagudas desses insetos faz com que o veneno contido seja injetado na pele
12/01/2026

Programa de mestrado e doutorado do Pequeno Príncipe alcança nota 6 na Capes

Avaliação coloca a Pós-Graduação em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente entre as melhores do país na área de Medicina II
09/01/2026

Mascote do Pequeno Príncipe será atração no litoral paranaense

A presença dele marcará a participação do Hospital no Verão Maior Paraná 2026
Ver mais