Prevenção ao sarampo em destaque neste Dia Nacional da Vacinação
Neste Dia Nacional da Vacinação, celebrado em 17 de outubro, o Hospital Pequeno Príncipe reforça a importância desse ato de amor e de solidariedade para salvar vidas. “Vai além da proteção individual, pois trata-se de um pacto social de saúde coletiva”, avalia a pediatra e coordenadora do Serviço de Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar (SECIH) da instituição, Heloisa Giamberardino.
O alerta ganha ainda mais eco com a Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo. Até o próximo dia 25, o Ministério da Saúde pretende atingir 2,6 milhões de crianças – de 6 meses a menores de 5 anos. A vacina trivalente, que está disponível nos postos de saúde de todo Brasil, também protege contra caxumba e rubéola.
A campanha ainda prevê o “Dia D”, marcado para o próximo sábado (19/10). “Infelizmente, estamos vivendo novamente um surto de sarampo devido à quebra da barreira coletiva de proteção com as vacinas. As vacinas são seguras e eficazes, de fácil acesso e devemos seguir rigorosamente os calendários vacinais, que norteiam essa proteção. Vacinas são para todas as faixas etárias, começam com as crianças, mas adolescentes e adultos também fazem parte dessa barreira”, completa Heloisa Giamberardino, que também é coordenadora do Centro de Vacinas Pequeno Príncipe.
Toda vacina licenciada para uso passou antes por diversas fases de avaliação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), garantindo sua segurança. Além de levar os filhos para serem vacinados, é fundamental que os pais e responsáveis fiquem atentos à necessidade de também serem imunizados. “O Ministério da Saúde tem um calendário de vacinação específico para recém-nascidos e crianças, bem como para pré-adolescentes e adolescentes, adultos, idosos; e, ainda, para gestantes”, reiterou a médica.
- Confira um vídeo especial em alusão ao Dia Nacional da Vacinação: