Por que ter um pediatra de confiança?

Notícias

Por que ter um pediatra de confiança?

No Dia do Pediatra, Hospital Pequeno Príncipe alerta sobre a importância do acompanhamento médico especializado durante a infância e adolescência
27/07/2023
dia do pediatra
A função do pediatra, além de tratar da doença, é principalmente acompanhar o crescimento e o desenvolvimento da criança.

O Hospital Pequeno Príncipe aproveita o Dia do Pediatra para alertar sobre a importância da realização das consultas de rotina com esses especialistas para garantir um desenvolvimento saudável a crianças e adolescentes. No Brasil, o número de consultas de puericultura realizadas está abaixo das recomendações mínimas do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS), de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria.

Sem adesão à regularidade das visitas aos consultórios pediátricos, a tendência é de substituição pelo atendimento hospitalar de emergência, o que pode trazer riscos para a saúde infantil. Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos apontou que crianças que não fazem acompanhamento regular com pediatra até os 3 anos de idade correm duas vezes mais riscos de serem hospitalizadas. Nos casos de doenças crônicas, como asma e problemas do coração, o risco duplica.

“Por falta de conhecimento ou tempo dos pais, muitas crianças só vão à consulta médica quando surge algum sintoma de doença. Mas o principal risco de não manter a regularidade é fazer um diagnóstico tardio de uma doença em que o diagnóstico precoce poderia salvar a vida da criança”, ressalta o vice-diretor de Assistência e Ensino do Hospital Pequeno Príncipe, Victor Horácio de Souza Costa Júnior. Isso acontece porque, por mais que o atendimento hospitalar de emergência seja realizado adequadamente, seu objetivo é imediato e, na grande maioria das vezes, feito por profissionais que não conhecem o histórico do paciente.

As consultas periódicas ao pediatra oferecem mais oportunidades de fazer intervenções preventivas e de detectar problemas precocemente. A função do pediatra, além de tratar da doença, é principalmente acompanhar o crescimento e o desenvolvimento da criança. Por isso, as consultas, em geral, são mais demoradas e servem para os pais tirarem dúvidas, trocarem informações e receberem orientações sobre alimentação, sono, vacinas, prevenção de doenças e de acidentes, bem como educação dos filhos.

Quantas visitas ao pediatra são necessárias?

Idade da criança Quantidade de consultas
5, 15 e 30 dias 3 vezes por mês
2 aos 6 meses 1 vez por mês
A partir dos 7 meses 1 vez a cada 2 meses
A partir dos 2 anos 1 vez a cada 3 meses
A partir dos 6 anos 1 vez por semestre
Dos 7 aos 18/19 anos 1 vez por ano

Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Saúde e Bem-Estar (ODS 3).

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – FacebookInstagramTwitterLinkedIn e YouTube.

+ Notícias

26/06/2024

Coqueluche: o que é, quais as fases e como prevenir?

Crianças menores de 1 ano de vida representaram mais de 52% das ocorrências no Brasil
24/06/2024

A idade do diagnóstico do TDAH faz a diferença?

Os pais e cuidadores têm papel essencial no processo, pois frequentemente são os primeiros a notar os sintomas da condição neurobiológica
21/06/2024

Pequeno Príncipe lamenta morte de dona Celeste, mãe de Pelé

A matriarca doou um diamante ao maior e mais completo hospital pediátrico do país
21/06/2024

Primeiríssima Infância: como criar um ambiente rico em estímulos?

Proporcionar um local diverso em interações é essencial para o desenvolvimento infantil integral e saudável
20/06/2024

Professor Kiyoshi Tanaka, da Universidade Shinshu, visita Pequeno Príncipe

O objetivo principal foi estreitar os laços para futuras colaborações
14/06/2024

II Encontro Internacional de Especialidades em Pediatria reforça a importância da educação continuada em saúde

Evento on-line promovido pelo Pequeno Príncipe contou com mais de 530 participantes de 24 estados brasileiros e do Distrito Federal
Ver mais