Pesquisadora da Fiocruz participa da sessão de novembro do Projeto ECHO-Complexo Pequeno Príncipe - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Pesquisadora da Fiocruz participa da sessão de novembro do Projeto ECHO-Complexo Pequeno Príncipe

Uma das vozes mais ativas no combate à pandemia no Brasil, Margareth Dalcolmo falou sobre o cenário da COVID-19 no país e perspectivas para o futuro
18/11/2021

A sessão de novembro do Projeto ECHO-Complexo Pequeno Príncipe contou com a presença da pneumologista e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Margareth Dalcolmo. O encontro, totalmente on-line, teve como abordagem o “Manejo de sequelas pós-COVID na atenção primária”.

Considerada uma das vozes mais ativas no combate à pandemia, a pesquisadora enfatizou que ainda conviveremos com o uso de máscara de proteção por bastante tempo e que uma quarta dose de vacina contra a COVID-19 será necessária. “Boas práticas salvam vidas. Há uma luz no fim do túnel, mas a transmissão do vírus é por aerossol e vamos usar máscara por muito tempo em nossas vidas”, ressaltou a médica.

Margareth ainda frisou que uma grande parte das pessoas acaba tendo sequelas pós-COVID, sejam elas leves ou moderadas. “Essa é uma doença que não é linear, ou seja, se comporta de uma forma diferente a cada paciente. Fadiga, dispneia, dores de cabeça e articulares frequentes, depressão, presença de diabetes desencadeado, piorado ou mudado de patamar, são alguns sintomas que os pacientes continuam tendo”, completou.

Saiba mais sobre a convidada especial
Pneumologista, pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz e professora na pós-graduação da PUC do Rio de Janeiro, Margareth Dalcolmo integrou a Comissão Ciência RJ no Combate à COVID-19, da Secretaria de Ciência e Tecnologia do estado do Rio de Janeiro. Em 2020, ela foi a grande vencedora do prêmio personalidade do jornal O Globo.

A médica foi a criadora e coordenadora do ambulatório de pesquisa do Centro de Referência Professor Hélio Fraga, da Fiocruz, e diretora do mesmo entre 2009 e 2012. Ela também é membro do Comitê Assessor em Tuberculose do Ministério da Saúde.

Sobre o Projeto ECHO-Complexo Pequeno Príncipe
A parceria ECHO–Complexo Pequeno Príncipe oferece a oportunidade de profissionais de saúde de todo o país adquirirem novos conhecimentos, com a apresentação de casos para discussão com especialistas e a contribuição com outros relatos apresentados. Os encontros, em parceria com a Faculdades Pequeno Príncipe, são on-line – com segurança, sigilo e confidencialidade de dados e informações.

O projeto ECHO (Extension for Community Healthcare Outcomes) é uma iniciativa do especialista Sanjeev Arora, da Universidade do Novo México (EUA), que visa a ampliar a capacidade de fornecer as melhores práticas de atendimento em saúde para a população de áreas remotas ou negligenciadas.

+ Notícias

26/06/2024

Coqueluche: o que é, quais as fases e como prevenir?

Crianças menores de 1 ano de vida representaram mais de 52% das ocorrências no Brasil
24/06/2024

A idade do diagnóstico do TDAH faz a diferença?

Os pais e cuidadores têm papel essencial no processo, pois frequentemente são os primeiros a notar os sintomas da condição neurobiológica
21/06/2024

Pequeno Príncipe lamenta morte de dona Celeste, mãe de Pelé

A matriarca doou um diamante ao maior e mais completo hospital pediátrico do país
21/06/2024

Primeiríssima Infância: como criar um ambiente rico em estímulos?

Proporcionar um local diverso em interações é essencial para o desenvolvimento infantil integral e saudável
20/06/2024

Professor Kiyoshi Tanaka, da Universidade Shinshu, visita Pequeno Príncipe

O objetivo principal foi estreitar os laços para futuras colaborações
14/06/2024

II Encontro Internacional de Especialidades em Pediatria reforça a importância da educação continuada em saúde

Evento on-line promovido pelo Pequeno Príncipe contou com mais de 530 participantes de 24 estados brasileiros e do Distrito Federal
Ver mais