Colaboradores aprovaram as performances
“Como trabalhamos em um Hospital infantojuvenil, a ludicidade faz parte do nosso dia a dia. Essa performance nos ajuda a lembrar de uma maneira diferente a necessidade dos equipamentos de proteção individual para o nosso trabalho. Iniciativa aprovada. Gostei bastante”. – Enfermeira Luciana Almeida.
“Achei essa atividade bem instrutiva. Essas músicas fixam na nossa mente e nos ajudam a lembrar cuidados que precisamos sempre estar alertas”. – Técnica de enfermagem, Valéria Cristina Assunção Ferreira.
“Esse envolvimento lúdico com os colaboradores é muito interessante porque, ao mesmo tempo que distrai, nos lembra de cuidados que precisam ser adotados todos os dias e em todos os momentos”. – Enfermeira Marília do Vale.
Sipat 2017 reforça a importância da prevenção de acidentes de trabalho
O Pequeno Príncipe preza pela segurança do paciente e de todos os seus profissionais. Para reforçar a importância da prevenção de acidentes de trabalho, o Hospital promoveu a tradicional semana de sensibilização interna. Neste ano, os colaboradores tiveram a oportunidade de participar de palestras e atividades bastante lúdicas sobre diferentes assuntos, desde dicas para evitar tabagismo, doenças sexualmente transmissíveis, câncer de mama e do colo de útero até cuidados diários para prevenir acidentes e contaminação biológica.
Durante a programação desta edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) os profissionais do Hospital foram surpreendidos com a visita do Sr. Corcunda Semancol Neles e do Sr. Abordagem Paracalmanois Ubicatex. Os personagens foram criados pelo Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho da instituição (SESMT) para chamar a atenção a cuidados simples, porém imprescindíveis para garantir a segurança dos profissionais de saúde. Dentre eles, destaque para:
– Nunca reencapar a agulha utilizada nos procedimentos;
– Descartar corretamente os materiais perfurocortantes;
– Não usar adornos; e
– Sempre utilizar os equipamentos de proteção individual (EPIs).
Além da irreverência dos personagens com vestimentas chamativas, as paródias ao som de violão criadas especialmente para a Sipat 2017 animaram os profissionais. Confira:
“Buscamos fazer algo descontraído para um assunto sério. Acidentes com profissionais na área de saúde podem transmitir doenças infecciosas como hepatite ou HIV, por exemplo. No Pequeno Príncipe, com a cultura de segurança implantada conseguimos reduzir o número de acidentes de trabalho ano após ano. Mas, não é por termos esse dado positivo que podemos descuidar. Precisamos estar sempre alertas e sensibilizando os profissionais a se cuidarem”, comenta o coordenador do SESMT, Eduardo Mota e Silva.