Pequeno Príncipe: referência no Brasil - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Pequeno Príncipe: referência no Brasil

Com 96 anos de história, o Hospital das crianças atende meninos e meninas de todo o país
07/09/2016

DSC_0082Saúde, educação, ciência, arte, cultura e mobilização social. Há quase cem anos, o Hospital Pequeno Príncipe tem lutado para garantir com equidade o cuidado integral, com excelência técnico-científica e humanizada, a crianças e adolescentes de todo o Brasil.

Credenciada pelo Ministério da Saúde como referência nacional, a instituição está habilitada para o atendimento em mais de 30 serviços de diferentes especialidades, como Cardiologia, Ortopedia, Nefrologia, Cirurgia Pediátrica, Oncologia, transplante de medula óssea e de órgãos.

Com mais de 3DSC_002200 médicos, entre clínicos e especialistas, o Hospital ainda conta com uma equipe multidisciplinar formada por enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e dentistas, por exemplo. São mais de dois mil colaboradores e mil voluntários em prol de milhares de meninos e meninas.

“Essa composição entre técnica e respeito às crianças faz com que o Pequeno Príncipe exerça medicina de qualidade, com humanização e cuidado, e seja reconhecido como símbolo nacional em saúde infantojuvenil”, aponta o diretor clínico do Hospital, Donizetti Dimer Giamberardino Filho.

A instituição destina 70% da sua capacidade ao Sistema Único de Saúde (SUS). Os números impressionam: são 370 leitos, sendo 60 deles em UTIs. Em 2015, foram realizados mais de 311 mil atendimentos ambulatoriais, 23 mil internações, 20 mil cirurgias e 781 mil exames.

Grandes desafios, metas ousadas
O setor da Saúde no Brasil vive com recursos escassos, falta de incentivos e desafios diários causados pelo subfinanciamento. Atualmente, cerca de 75% da população utiliza o SUS. Hospitais filantrópicos, como o Pequeno Príncipe, respondem por aproximadamente metade do atendimento a esses pacientes.

As dificuldades enfrentadas por essas instituições são conhecidas. Entre 2010 e 2015, houve uma redução de 8.621 leitos pediátricos para o SUS no Brasil. O Paraná está entre os Estados com o maior índice de fechamento, com menos 748 leitos. Atualmente, o Estado conta com 2.608 leitos pediátricos destinados ao SUS, 317 deles estão em Curitiba, sendo 79% deles no Pequeno Príncipe.

Apoio fundamental003

A trajetória da instituição tem sido construída por muitas mãos e por pessoas que assumiram a causa da saúde infantojuvenil para suas vidas. “A mobilização social sempre teve um papel essencial na história do Hospital. Desde o início de suas atividades, as parcerias são significativas para a atuação da instituição”, destaca o diretor corporativo do Pequeno Príncipe, José Alvaro Carneiro.

“Com o apoio dos nossos parceiros, temos transformado sonhos em realidade. Temos garantido a crianças, adolescentes e famílias de todo país, o acesso a um centro de saúde de excelência”, afirma a diretora executiva da instituição, Ety Cristina Forte Carneiro.

+ Notícias

21/09/2023

Pequeno Príncipe e seu compromisso com a equidade e inclusão

Neste Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a instituição ressalta as adequações de acessibilidade nos espaços físicos e iniciativas para promover autonomia desse público
20/09/2023

Curitiba ganha data para celebrar Rei Pelé

Câmara Municipal aprova proposta sugerida pelo Complexo Pequeno Príncipe, que mantém o único projeto social apadrinhado pelo atleta
18/09/2023

Pequeno Príncipe celebra 50 anos do Programa Nacional de Imunizações (PNI)

Instituída em 1973, a iniciativa é referência mundial de política pública em saúde e segue os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS)
17/09/2023

Ouvir o familiar e o paciente é prioridade no Pequeno Príncipe

Neste Dia Mundial da Segurança do Paciente, o Hospital reforça que todas as crianças, adolescentes e acompanhantes precisam ser ouvidos
16/09/2023

Como ser doador de medula óssea?

Hospital Pequeno Príncipe, referência nacional em transplante de medula óssea em pacientes pediátricos, responde às principais dúvidas sobre esse ato de amor ao próximo
15/09/2023

Dia Municipal do Rei Pelé: proposta é aprovada em primeira instância

A iniciativa é uma reivindicação do Complexo Pequeno Príncipe e foi apresentada pelo presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), vereador Marcelo Fachinello
Ver mais