Pequeno Príncipe participa do Encontro de Rotas Biotecnológicas

Notícias

Pequeno Príncipe participa do 1º Encontro de Rotas Biotecnológicas

Voltado ao setor da saúde, o evento integra as ações da instituição no Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação 2022
19/10/2022
rotas biotecnológicas
O 1º Encontro de Rotas Biotecnológicas integra as ações do Pequeno Príncipe no Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação 2022.

 

Nesta semana, é realizado em Curitiba o 1º Encontro de Rotas Biotecnológicas com foco em Terapias e Diagnósticos Avançados voltados ao setor da saúde. O evento tem parceria do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe e da Faculdades Pequeno Príncipe. Durante o primeiro dia, em 18 de outubro, foram apresentados estudos e resultados de pesquisas científicas relacionadas à medicina.

A abertura do encontro – que integra as ações do Pequeno Príncipe no Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação 2022 – contou com a participação de Jorge Augusto Callado Afonso (diretor-presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná – Tecpar); Carlos Valter Martins Pedro (presidente da Federação das Indústrias do Paraná – Fiep); e Walderes Bello (consultora do Sebrae). O evento reuniu mais de 150 pessoas e destacou a importância de agregar valor aos produtos industriais.

Os participantes conheceram resultados do plano de inovação para os setores de biotecnologia e saúde, que contou com 177 colaboradores, e foi apresentado pelo consultor Emilio Beltrami, especialista na metodologia Foresight. A previsão é que o documento seja consolidado até dezembro deste ano e implantado a partir de 2023. Além disso, os participantes tiveram acesso ao estudo do professor-doutor Augusto Claudio Cuello, da McGill University (Canadá): ‘Degeneração e regeneração neuronal: lições aprendidas e o caminho a seguir’, com foco na patologia precoce da doença de Alzheimer.

rotas biotecnológicas
A Katherine Athayde Teixeira de Carvalho (PD&I), abordou a criação do núcleo observatório.

A mesa redonda ‘Sponsors do processo de governança da rota de biotecnologia no segmento saúde’, com Alexandre Paschoal (Redes em Biotecnologia), Lucas Rosseti do Nascimento (Editais, Fomento e Mercado) e Katherine Athayde Teixeira de Carvalho (PD&I), abordou a criação do núcleo observatório. “A ideia desse núcleo é de concretizar a aproximação entre os setores de indústrias, biotecnologia e a academia, para reduzir o gargalo que impede o crescimento desse setor no desenvolvido do Estado e da qualidade de vida dos cidadãos”, explicou a pesquisadora do Instituto Pelé Pequeno Príncipe, Katherine Athayde Teixeira de Carvalho.

A pesquisadora enfatiza também o papel do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe em relação ao tema. “Esperamos atrair um olhar para a identificação de suas potencialidades nesta transformação de terapias avançadas como produtos de origem biológica, da bancada ao leito do paciente e dentre outras inúmeras pesquisas”, completou a pesquisadora.

Pesquisadores, acadêmicos, empresários e profissionais da saúde também tiveram acesso a estudos sobre terapia celular na COVID-19, terapia com Células T geneticamente modificadas e produtos de terapia celular avançada aplicada na pesquisa clínica e uso terapêutico. Além disso, os participantes conheceram mais sobre a bioengenharia e tecido ósseo utilizando células tronco e obtiveram a uma atualização sobre medicamentos Biológicos/Biossimilares no Brasil.

Sobre o 1º Encontro de Rotas Biotecnológicas

O evento é uma promoção do Sebrae/PR e Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), com parceria do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe e Faculdades Pequeno Príncipe, do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), e apoio da Fundação Araucária e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – Facebook, InstagramTwitterLinkedInYouTube

+ Notícias

26/06/2024

Coqueluche: o que é, quais as fases e como prevenir?

Crianças menores de 1 ano de vida representaram mais de 52% das ocorrências no Brasil
24/06/2024

A idade do diagnóstico do TDAH faz a diferença?

Os pais e cuidadores têm papel essencial no processo, pois frequentemente são os primeiros a notar os sintomas da condição neurobiológica
21/06/2024

Pequeno Príncipe lamenta morte de dona Celeste, mãe de Pelé

A matriarca doou um diamante ao maior e mais completo hospital pediátrico do país
21/06/2024

Primeiríssima Infância: como criar um ambiente rico em estímulos?

Proporcionar um local diverso em interações é essencial para o desenvolvimento infantil integral e saudável
20/06/2024

Professor Kiyoshi Tanaka, da Universidade Shinshu, visita Pequeno Príncipe

O objetivo principal foi estreitar os laços para futuras colaborações
14/06/2024

II Encontro Internacional de Especialidades em Pediatria reforça a importância da educação continuada em saúde

Evento on-line promovido pelo Pequeno Príncipe contou com mais de 530 participantes de 24 estados brasileiros e do Distrito Federal
Ver mais